Primeiro acordo internacional firmado pela ANAMT é mais um passo para incentivar a produção acadêmica, aprimorar o currículo e valorizar os médicos do trabalho brasileiros no exterior. Alinhavando entendimentos desde o ano passado, a Associação firmou parceria com a Universidade Roma Tor Vergata, terceira maior universidade da capital italiana, fundada em 1982. Entre os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos, destaca-se o de Medicina e Cirurgia.
Para o presidente da ANAMT, Dr. Francisco Cortes Fernandes, e para a diretora científica da instituição, Dra. Rosylane Rocha, o acordo é importante conquista para os associados da entidade. A parceria envolve intercâmbio de estágios e pesquisas, realizações de eventos e outras agendas acadêmicas, que estarão disponíveis apenas para os associados.
Segundo Dra. Rosylane Rocha, a parceria é mais um passo para o aprimoramento na formação dos médicos do trabalho brasileiros no campo internacional. “O acordo torna possível a troca de experiência e grande aprendizado, além de colocar em evidência os médicos do trabalho do Brasil”, destacou.
O propósito de firmar um intercâmbio internacional nasceu na diretoria da ANAMT, conforme explicou a diretora científica. A partir desse entendimento, foram dados os primeiros passos para levar a ANAMT em busca de atividades conjuntas com universidades no exterior.
“Em janeiro de 2022, realizamos visitas a instituições de importante referência para medicina do trabalho. Na Universidade Roma Tor Vergata fizemos três palestras para professores e alunos, com ótima repercussão. Essa é a primeira parceria e isso coloca a ANAMT em posição de destaque e referência no campo internacional”, pontuou a diretora científica. “E ainda estamos em contato para finalizar outros convênios”, complementou Dra. Rosylane.
De acordo com Dr. Francisco, a parceria está em fase de implementação e seu funcionamento poderá ser conhecido com mais detalhes em um webinário que está sendo organizado pela ANAMT com a participação de professores da universidade italiana. O webinário é sempre transmitido pela plataforma ANAMT Virtual, com acesso no próprio portal da Associação.
Na ocasião, os professores explicarão as áreas de expertise da instituição e onde os médicos brasileiros poderão atuar no período que estiverem na universidade italiana”, adiantou Dr. Francisco. Segundo explicou, outras atividades já vêm sendo desenvolvidas em parceria com a Tor Vergata, como a participação do Dr. Bruno Picolli no seminário internacional da ANAMT.
Para os associados interessados, a primeira providência é encaminhar o Currículo Vitae (CV) e projeto para a ANAMT, que discutirá a proposta junto à universidade italiana, como adiantou o Dr. Francisco Fernandes. “Outros detalhes serão anunciados em breve”, completou o presidente da Associação.