No dia 21 de junho, a Revista Brasileira de Medicina do Trabalho (RBMT) recebeu a aprovação necessária para ser incluída na base de dados da prestigiosa Directory of Open Access Journals (DOAJ), após um processo de submissão, iniciado em abril.
Para o assistente editorial da RBMT, Ricardo Brandau, a notícia é consequência das qualidades da publicação. “A inclusão da Revista no DOAJ é mais um passo no sentido de fortalecê-la, ampliando sua presença no meio científico. A indexação não chegou a ser uma surpresa, mas foi um reflexo do aprimoramento feito na atual gestão, porque já havíamos solicitado a indexação no DOAJ duas vezes, anteriormente, sem sucesso”, avaliou.
De acordo com Brandau, a constante evolução e aprimoramento da publicação são notórios “A RBMT tem procurado se adequar às tendências atuais da comunicação científica, adotando a publicação continuada, em que as edições são atualizadas constantemente, tem o Acesso Aberto, com a disponibilização do conteúdo completo dos artigos, gratuitamente, e as preocupações com questões de gênero na ciência, entre outros pontos”, sublinhou Brandau.
A seu ver, a presença da RBMT no DOAJ, uma importante base de dados de publicação científica, aumentará a divulgação da Revista, possibilitando que seus artigos sejam mais citados, atraindo a atenção de mais autores para também publicarem na Revista.
É importante considerar também que o aceite no DOAJ é um dos pré-requisitos para a indexação no SciELO. “Fizemos uma solicitação de indexação ano passado e, atualmente, passamos para a segunda fase do processo, em que estamos sendo avaliados quanto ao nosso conteúdo científico”, pontuou Ricardo Brandau.
O assistente editorial da RBMT enfatizou os esforços e dedicação das editoras-chefes, Dra. Andrea Amoras e Dra. Mírian Parente. Também citou os esforços da diretora científica da ANAMT, Dra. Rosylane Rocha, e do presidente, Dr. Francisco Cortes Fernandes, “que fazem um grande trabalho no sentido de valorizar a RBMT e a indexação no DOAJ é resultado desse esforço. Esperamos agora que sejamos aceitos no SciELO”, completou.
A RBMT é indexada nas seguintes bases de dados:
PubMed Central, Scopus/Elsevier, LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Latindex (Sistema Regional de Informação On-line para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), Imbiomed (Índice Mexicano de Revistas Biomédicas Latino-americanas), Gale/Cengage, Periódica (Índice de Revistas Latinoamericanas en Ciencias), e DOAJ.