Com uma extensa programação técnico-científica, com temas atuais, emergentes e troca de experiências, o 19º Congresso Nacional ANAMT, a ser realizado de 7 a 10 de novembro, em João Pessoa (PB), é também uma boa oportunidade para conhecer o lado turístico da capital paraibana, que completou 437 anos este ano e é reconhecida como a 3ª cidade mais antiga do país, fundada em 5 de agosto de 1585.
O objetivo do Congresso, primeiro presencial dos últimos dois anos, é aprimorar e atualizar médicos do trabalho, estudantes e profissionais da área de segurança que atuam em diversas regiões do país, tendo como tema central desta edição ‘A evolução da Medicina do Trabalho: emprego da epidemiologia na assistência à saúde do trabalhador e os desafios das inovações tecnológicas’.
Ao longo dos quatro dias do evento, serão oferecidos cursos pré-congresso, concursos de trabalho científicos, prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho, palestras, conferências e simpósios, abrangendo 24 eixos temáticos.
O congresso será no Centro de Convenções de João Pessoa, que oferece instalações amplas e infraestrutura para eventos de grande porte, localizado no Polo Turístico Cabo Branco.
João Pessoa: onde o Sol nasce primeiro
Além de lindas praias e belezas naturais, João Pessoa é também conhecida por ser a cidade onde o sol nasce primeiro em todo o continente americano por sua localização mais à leste. O ponto mais oriental das Américas fica na Praia do Seixas, em Cabo Branco, uma das atrações turísticas da cidade.
Quem tiver a possibilidade de esticar alguns dias após o Congresso, contará com muitas opções de passeios em João Pessoa, como o Centro Histórico, as praias de Tambaba e Pitimbu, próximas à capital, e o Parque Sólon de Lucena na parte central do município.
Os passeios de barco levam a cenários paradisíacos, com piscinas naturais formadas entre os arrecifes de corais durante a maré baixa, onde os visitantes podem ficar de pé em alto mar e desfrutar de serviços de bar e restaurante mesmo distantes do litoral.
Centro Histórico
Entre as diversas opções de passeio, o Centro Histórico se destaca. São edificações de diferentes estilos e épocas com sobrados, praças, casarios coloniais e igrejas seculares, que representam diversas fases da história e reúne um dos maiores e mais importantes sítios históricos do país.
Praias: um dos principais atrativos
Apesar de ter 24 quilômetros de orla, uma das curiosidades de João Pessoa é que a cidade nasceu longe do mar, à beira do Rio Sanhuá.
A ocupação do litoral, com nove praias, é mais recente e seu plano diretor limita a altura dos prédios das quadras próximas ao mar, afastando a possibilidade de sombras nas praias. Tambaú e Cabo Branco são duas praias urbanas muito apreciadas pelos turistas nacionais e estrangeiros.
São destaque também as praias da Região Metropolitana, como a de Cabedelo, na cidade de Lucena e do distrito de Jacumã no município do Conde, onde se localiza a Praia Naturista de Tambaba.
Tambaba
No litoral Sul, localizada no Conde, a 35 quilômetros do Centro de João Pessoa, Tambaba atrai muitos visitantes. Apesar de ser a primeira praia naturista do Nordeste, a orla é dividida em dois lados, com total privacidade. No trecho não-naturista, o turista conta com falésias, mar cor de esmeralda, água quente e infraestrutura de bares e restaurantes.
Praia Pitimbu
A cidade de Pitimbu fica na região metropolitana de João Pessoa, a cerca de uma hora da capital, com 25 km de litoral. A Praia de Pitimbu é uma das atrações, mas a cidade conta com outras belas praias.
Parque Solon de Lucena
Um dos principais cartões postais da cidade, o Parque Sólon de Lucena, localizado no Centro, também conhecido como Parque da Lagoa, é um dos principais símbolos da cidade, com belos jardins e uma lagoa ao centro, com um grande espelho d’água cercado por palmeiras-imperiais.
Quem tiver interesse em conhecer João Pessoa, aproveitando a realização do Congresso na cidade, consulte a Apoiotur para contar com a infraestrutura necessária.
Traslado nos trechos Recife/João Pessoa/Recife
A Apoiotur confirmou as datas e horários para os traslados nas seguintes datas e horários:
Recife/João Pessoa: 6/11 e 7/11 – horários 12h e 18h
João Pessoa/Recife: 10/11 e 11/11 – horários 8h e 12h