O Dia do Médico, celebrado neste 18 de outubro, foi escolhido em homenagem a São Lucas, considerado padroeiro da profissão desde o século XV. São Lucas estudou medicina em Antioquia, atual Turquia.
Atualmente, o país conta com 502.475 médicos de acordo com a Demografia Médica no Brasil 2020, realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Universidade de São Paulo (USP). Não há falta de médicos, mas concentração de profissionais nos grandes centros urbanos
A pandemia da Covid-19 colocou médicos e médicas no centro dos acontecimentos, o que reforçou a importância da classe para toda a sociedade. Na linha de frente do combate à Covid-19, muitos se contaminaram, adoeceram e perderam a vida em jornadas exaustiva para salvar outras vidas.
O exercício da medicina exige comprometimento e responsabilidade, aliado ao aperfeiçoamento constante sobre as novas descobertas científicas, tratamentos e doenças que surgem no Brasil e no mundo. Promover a atualização e aperfeiçoamento profissional está entre as missões da ANAMT, com a realização de cursos, palestras, congressos e simpósios.