Estimados Associados, é com imensa alegria e satisfação que daremos mais um passo para a regularização da nossa Associação perante o cartório competente em São Paulo.
Ao longo das últimas duas décadas os documentos oficiais da ANAMT foram registrados nos mais diversos cartórios do país, fazendo com que cidade sede da ANAMT, onde fora fundada e onde se encontra o seu patrimônio, ficasse carente de registros de vários documentos como atas de posse, alteração estatutária, etc.
Diante disso, a história da ANAMT em São Paulo deixou de ser contada perante o cartório competente. Desse modo, nossa diretoria resolveu enfrentar os mais de 20 anos de ausência de registros de documentação em São Paulo. Não foi uma tarefa fácil. Primeiro porque há 20 anos que a ANAMT não detinha um administrador registrado no cartório, havendo a necessidade do Poder Judiciário me nomear para a árdua tarefa de administrar a associação perante o cartório.
Entre idas e vindas da ANAMT com o cartório de São Paulo, chegou-se então à realização da assembleia de março de 2020. A pandemia estava iniciando no país, e os médicos associados fizeram um esforço enorme para que a assembleia acontecesse e déssemos mais um passo na regularização. A assembleia foi um sucesso e demos um salto muito grande para a regularização documental.
Apesar disso, como dito, são mais de 20 anos que precisamos regularizar e, portanto, do ano passado para cá, inúmeras reuniões foram feitas com o cartório de São Paulo até que recebemos a orientação formal dos procedimentos a serem adotados.
Primeiro devemos rerratificar a ata do ano passado, ou seja, reafirmá-la para acrescentar apenas documentos anexos, quais sejam, as atas de todos os presidentes das gestões passadas para que a história da ANAMT fique registrada. Esses documentos já foram montados e o cartório deu o seu “ok” para a validação.
Além disso, precisamos reformar o último estatuto registrado no cartório de São Paulo/SP, qual seja, o de 1997, com as leis atuais e a realidade da nossa associação.
Por fim, a reforma do estatuto traz um ponto muito importante para o cartório e para a associação: tempo de gestão da Diretoria atual. Entre a posse da atual Diretoria e o seu efetivo exercício decorreram meses, justamente devido à ausência de registros anteriores de documentos no cartório de São Paulo.
A diretoria atual entende que a proposta de reforma do estatuto vem a atender as necessidades atuais da associação e um passo enorme para a regularização da ANAMT. Contamos com o empenho de todos os nossos associado e efetiva participação na Assembleia Geral Extraordinária.
Acompanhe as informações pelo portal da ANAMT.
Dra. Rosylane Mercês Rocha
Presidente da ANAMT (2019-2022)