ANAMT participa de live sobre impacto da Covid-19 nas empresas

A presidente da ANAMT, Dra. Rosylane Rocha, participou hoje de uma live com a vice-presidente de relações internacionais da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Leyla Nascimento, em uma conversa sobre impactos da Covid-19 nas empresas, intermediada pelos portais Cliente SA e Callcenter.inf.

No debate, a Dra. Rosylane Rocha comentou sobre a responsabilidade de empresas e trabalhadores durante a quarentena, e lembrou que o Médico do Trabalho é uma autoridade sanitária que pode orientar sobre sintomas, conduta, prevenção e controle da doença. Por isso, segundo ela, é importante que as empresas ofereçam um canal direto dos trabalhadores com o Médico do Trabalho. Outro ponto abordado foram os cuidados necessários para o retorno à rotina de trabalho quando o período de isolamento tiver terminado.

Segundo a presidente da ANAMT, é importante que durante a quarentena, as empresas orientem seus funcionários sobre aspectos como consciência postural para evitar lombalgias e atenção para manter uma alimentação equilibrada. A relação dos trabalhadores com seus familiares no contexto de home office também é outro ponto que deve ser abordado, já que pode provocar prejuízos como alterações no sono e nos horários de trabalho.

Além de comentar os cuidados que devem ser tomados hoje, a conversa também abordou como deve ser o retorno à rotina normal de trabalho. A Dra. Rosylane Rocha diz ser importante que as empresas não cobrem dos trabalhadores alta produtividade para “compensar” o tempo em que a atividade foi reduzida. Segundo ela, é fundamental levar em consideração que os trabalhadores passarão por traumas variados, e a volta ao trabalho deve ser fonte de prazer e bem-estar, e não mais uma fonte de estresse. As empresas que não observarem estes fatores certamente terão maior índice de afastamentos.

Dra. Rosylane Rocha e Leyla Nascimento também comentaram os esforços que as empresas têm empenhado para manter o espírito de equipe e o relacionamento interpessoal de seus colaboradores durante o isolamento. Segundo as especialistas, as iniciativas são importantes, mas dificilmente poderiam substituir de forma permanente a convivência pessoal. A percepção delas é que os trabalhadores sentem falta do contato pessoal com colegas de trabalho, clientes e fornecedores.

A live pode ser vista abaixo:

Por |2020-04-09T17:46:41-03:009 de abril de 2020|Institucional|