Já imaginou uma balança multifuncional, que por meio de um software integrado, consiga traçar um perfil sobre a sua saúde, informando a pressão arterial, peso, altura e o índice de massa corpórea? Ela existe e faz parte do Programa Saúde em Forma, desenvolvido pelo Centro de Inovação do Sesi de Mato Grosso do Sul – Sistemas de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho e que está sendo apresentado no Seminário Centro-Oeste da ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho), que começou nesta quinta-feira (09/08) e prossegue até sábado (11/08), em Campo Grande (MS).
Segundo o engenheiro de computação do Centro de Inovação do Sesi, Whesley Duarte, o Programa Saúde em Forma tem como objetivo traçar um perfil sobre a saúde do trabalhador e, desta forma, a indústria atue com uma abordagem muito mais exata das ações necessárias a serem implementadas na empresa. “Além das informações obtidas por meio da balança, o programa conta com um questionário com 47 perguntas sobre saúde, hábitos de vida e histórico familiar. Essas informações são cruzadas e, a partir daí, podemos propor ações que melhorem a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores”, explicou.
Projeto-piloto
Ele acrescentou que, além do espaço com a balança multifuncional e com um totem em que é possível responder ao questionário, o Centro de Inovação do Sesi também expõe o artigo “Propostas de Triagem de Saúde para Doenças Crônicas não Transmissíveis”. “É um artigo escrito com base nos resultados obtidos a partir do projeto piloto do Saúde em Forma realizado com os colaboradores do Sistema Fiems em Campo Grande”, completou.
Na avaliação do presidente da Associação dos Médicos de Trabalho, Amaury do Lago Prieto, a presença do Centro de Inovação do Sesi é muito importante para enriquecer o evento, que discute saúde e segurança no trabalho. “É uma honra para Mato Grosso do Sul sediar o Seminário da Anamt, que é realizado anualmente, e ter a presença do Sesi, que com o Centro de Inovação, tem desenvolvido uma série de produtos inovadores que vão contribuir não só para a medicina do trabalho, como para sociedade de modo geral”, afirmou.
Reforma Trabalhista
Ainda como parte da programação do Seminário da ANAMT, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, irá apresentar, nesta sexta-feira (10/08), às 8h30, uma palestra sobre os avanços obtidos no setor empresarial com a Reforma Trabalhista. Na oportunidade, ele vai detalhar quais os reflexos da nova legislação junto ao setor industrial e quais as mudanças já constatadas no primeiro ano de implantação da nova CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).
Fundada em 1968, a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) é uma sociedade civil sem fins lucrativos de caráter científico e profissional. A entidade é a maior associação de Médicos do Trabalho da América Latina que congrega e coordena a atuação conjunta de profissionais voltados à promoção da saúde dos trabalhadores.
(Fonte: A Crítica)