Seminário Centro-Oeste reúne especialistas em debate sobre agrotóxicos

Acontece hoje (9) o seminário regional com especialistas em saúde e segurança do trabalho da ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho), em Campo Grande. O encontro irá reunir multiprofissionais com temas recorrentes como a implantação de programas sociais, saúde do trabalhador agrônomo e cuidados básicos com o uso de agrotóxicos.

As palestras seguem até sábado (11), na sede da ASMET, localizada na Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, 155, no Jardim Veraneio. O médico da área trabalhista Gustavo Nicolai abrirá o seminário às 8h30, com o tema “Como se preparar para o eSocial”, programa federal de informações trabalhistas como os vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. Até ano que vem o sistema será obrigatório para empresas privadas e públicas.

Também acontece às 14h, uma série de conferências para médicos e trabalhadores em segurança do trabalho vão abordar aspectos técnicos, éticos e legais do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e novidades sobre os agravos de membros superiores.

Sobre os aspectos das novas leis trabalhistas, vão abrir os trabalhos das atividades de sexta-feira (10), às 8h30, o desembargador e presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, João de Deus Gomes de Souza, e o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen. Em seguida começa uma mesa-redonda com especialistas para debater a “Medicina do Trabalho e Perícias: Relacionamentos, oportunidades
e desafios”.

No sábado (11), haverá uma manhã voltada para o tema do encontro que é “Promoção do Trabalho digno, seguro e saudável na Região Centro-Oeste”. Às 8h o professor da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) Luis Henrique da Costa Leão falará sobre a “Exposição a agrotóxicos no agronegócio e efeitos sobre a saúde dos trabalhadores”. Já a avaliação ergonômica nas atividades agroindustriais será tema da conferência do doutor Carlos Campos, às 9h30. O encerramento da programação será às 11h30, com a presidente da ANAMT, doutora Marcia Bandini, ressaltando o papel da instituição para o trabalho digno, seguro e saudável. (Com assessoria)

(Fonte: O Estado do Mato Grosso do Sul)

Por |2018-08-16T11:28:15-03:009 de agosto de 2018|Eventos|