O que é mais estressante, trabalhar demais ou trabalhar sem um objetivo claro? Segundo um levantamento do site de carreiras americano Comparably, não ter clareza do que é exigido de você é a fonte de estresse mais citada por profissionais.
Ter objetivos pouco claros foi escolhido como maior causador de estresse por 41% dos 29 mil respondentes da pesquisa, realizada em companhias de tecnologia nos EUA. É mais do que a metade dos outros elementos mais citados: o deslocamento até o trabalho (16%) e um chefe ruim (16%).
Colegas de trabalho “difíceis” foram citados por 14%, enquanto passar tempo demais no emprego foi a escolha de 13%. Os resultados são similares entre profissionais de todas as idades.
A falta de clareza na comunicação de objetivos também resulta em tempo perdido, segundo um estudo recente da The Economist Intelligence Unit. Mais da metade (55%) dos 403 profissionais ouvidos disseram perder algumas horas por semana resolvendo problemas causados por falhas na comunicação. O segundo motivo mais frequente para isso foi a falta de clareza na distribuição de responsabilidades dentro da empresa
(Fonte: Valor Econômico)