Meteorologista cria Grupo de Pesquisa sobre a influência da atmosfera na saúde dos trabalhadores

Meteorologista cria Grupo de Pesquisa sobre a influência da atmosfera na saúde dos trabalhadores

Data: 30 de agosto

O pesquisador e Meteorologista da Fundacentro de Santa Catarina, Daniel Pires Bitencourt, criou em junho deste ano, o Grupo de Pesquisa “Análise de risco por influência da atmosfera para a saúde e segurança dos trabalhadores”, tendo como área predominante Ciências Exatas e da Terra e Geociências.

O Grupo de Pesquisa, cadastrado na Plataforma do CNPq, é uma forma de reunir informações que dizem respeito à produção científica e tecnológica de uma instituição, mantendo de forma eficiente o intercâmbio e a troca de informações. Existem dois “status” possíveis para os grupos cadastrados denominados “Certificado” e “Não Atualizado”.

De iniciativa do próprio pesquisador, Daniel, que de acordo com a definição adotada pelo CNPq, é denominado “líder do grupo”, conta que é o responsável por atualizar informações relacionadas ao tema proposto. O meteorologista também reforça que na prática esse Grupo já existe há muito tempo, mas a partir de agora passa a ser registrado na Plataforma CNPq. Cada integrante, possui, em algum grau, vínculos de colaboração com o tema central de estudo.

Além da Fundacentro, fazem parte como instituições parceiras, o Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, a Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM.

O Grupo é composto pelos pesquisadores, Daniel Pires Bitencourt, Elisa Kayo Shibuya, Irlon de ângelo da Cunha, Paulo Alves Maia, Rodrigo Cauduro Roscani e álvaro Cesar Ruas (todos da Fundacentro) e os pesquisadores Fabiano Trigueiro Amorim e Márcia Vetromilla Fuentes, da UFVJM e IFSC. Atualmente também compõem o Grupo, os estudantes de mestrado e doutorado Gilmar Ortiz de Souza, Lilian Araújo do Carmo e Rafael Brito Silveira.

A presença de Grupos de Pesquisa no Programa Pós-Graduação da Fundacentro, o Mestrado Stricto Sensu Trabalho, Saúde e Ambiente é um dos critérios de avaliação da CAPES.

Relevância do tema

Os riscos à segurança e saúde que trabalhadores são expostos dependem de vários fatores, tais como os relacionados ao uso de equipamentos de proteção coletiva e/ou individual, a organização do trabalho, a vulnerabilidade socioeconômica dos trabalhadores, entre outros.

No entanto, aos trabalhadores de áreas externas deve-se necessariamente considerar a influência da atmosfera. Por isso, a justificativa para a composição deste Grupo baseia-se no fato de que temperaturas extremas, radiação ultravioleta e demais condições adversas de tempo são fundamentais na potencialização dos riscos. Daí, a necessidade de estudos e pesquisas que quantifiquem a influência da atmosfera no aumento dos riscos à saúde e segurança dos trabalhadores.

(Fonte: Fundacentro)

Por |2016-09-02T09:24:21-03:002 de setembro de 2016|Notícias|