Data: 26 de março
No dia 26 de março de 1968, em meio à efervescência política brasileira, foi fundada a Associação Nacional de Medicina do Trabalho, cujo intuito era, e continua sendo, garantir que os trabalhadores tenham acesso a um ambiente de trabalho seguro, saudável e digno. Hoje, uma rede de 27 unidades regionais dá suporte ao trabalho exercido pela ANAMT e leva informação, conhecimento e iniciativas a todo o território nacional.
A missão da entidade está vinculada à sua grande responsabilidade social e busca a valorização da especialidade e seu reconhecimento na sociedade, por meio do exercício profissional competente: “Nestes 48 anos de história, a ANAMT construiu uma rica contribuição tanto no campo técnico-cientifico, quanto na firme defesa do exercício profissional do Médico do Trabalho e na luta por melhores, mais saudáveis, dignas e seguras condições de trabalho. Também estabeleceu importantes relacionamento e parcerias com as partes interessadas no Brasil e no exterior”, ressalta o vice-presidente da Associação, Dr. Paulo Rebelo.
Um dos projetos mais recentes da entidade é a elaboração de sete Diretrizes Técnicas, realizada em parceria entre a diretoria Científica da ANAMT e a Associação Médica Brasileira (AMB). O material tem o objetivo de objetivo de auxiliar o atendimento dos Médicos do Trabalho e incentivar as boas práticas. Outro projeto é a disponibilização de vídeoaulas sobre os principais assuntos em discussão na Medicina do Trabalho, primeira iniciativa de educação online da Associação, de modo que todos os associados possam acompanhá-las em qualquer lugar.
A ANAMT também está organizando uma pesquisa para revisar a atualizar o elenco de competências básicas requeridas para o exercício da Medicina do Trabalho, ação fundamental para o fortalecimento da especialidade. A pesquisa “Competências requeridas para o exercício da Medicina do Trabalho: revisão e atualização 2015/16” pode ser acessada neste link e é aberta a todos os profissionais da especialidade. Os resultados serão apresentados em maio, durante o 16º Congresso Nacional da ANAMT.
16º Congresso Nacional da ANAMT
Entre os dias 14 e 19 de maio, acontece, em Foz do Iguaçu (PR), o 16ª; Congresso Nacional da ANAMT. Na programação, cujo tema principal é “Saberes e competências necessários para o cuidado da saúde dos trabalhadores”, está prevista a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros em conferências, simpósios e mesas temáticas sobre temas como os desafios e perspectivas para os especialistas nos cenários futuros; o papel do Médico do Trabalho nas organizações; e os efeitos da crise política na precarização do trabalho e da saúde. Veja todos os detalhes no site do evento.