16º Congresso Nacional ANAMT discutirá efeitos da crise econômica sobre a saúde do trabalhador

16º Congresso Nacional ANAMT discutirá efeitos da crise econômica sobre a saúde do trabalhador

Data: 27 de janeiro

A precarização do trabalho e da saúde em decorrência das crises econômica e política será um dos assuntos do 16º Congresso Nacional ANAMT – evento organizado a cada três anos pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho – ANAMT e que reúne os maiores especialistas em saúde e segurança ocupacional do Brasil e do exterior. Sob o tema central “Saberes e competências necessários para o cuidado da saúde dos trabalhadores”, o congresso acontece entre os dias 14 e 19 de maio, em Foz do Iguaçu. O evento é aberto a não associados da ANAMT e já recebe inscrições.

São esperadas mais de duas mil pessoas neste que é considerado o maior evento da Medicina do Trabalho na América Latina. Delegações científicas internacionais também já confirmaram presença, e serão apresentados trabalhos elaborados em Singapura, Dinamarca, Itália e Escócia, entre outras regiões. Além da apresentação de trabalhos científicos, o 16º Congresso Nacional ANAMT terá dois dias de formação continuada, em um total de 30 cursos de aperfeiçoamento para os quais já é possível efetuar inscrição. A 40ª; Prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho também acontecerá durante o Congresso. O edital e inscrições estarão disponíveis a partir de fevereiro, no site da ANAMT.

Além da discussão sobre os efeitos da crise sobre os trabalhadores, outros painéis de destaque do 16º Congresso Nacional ANAMT serão “O cuidado de quem cuida”, sobre as condições de trabalho dos médicos e demais profissionais da saúde; “O papel do médico do trabalho dentro de organizações: experiências inovadoras e perspectivas” e “Inovação e novas tecnologias em empresas saudáveis”. Especialista do Cancer Danish Society Research Center, o médico escocês Johnni Hansen apresentará o debate “Câncer e trabalho em turnos e noturno – questões metodológicas” no painel “O crescimento das doenças não transmissíveis e a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras: o que fazer?”, e o médico italiano Paolo Pascussi falará sobre “A eficácia da legislação na melhoria das condições e ambientes de trabalho: a evolução do papel da legislação do futuro”.

Durante o Congresso, a ANAMT também organizará a Assembleia Geral e eleições para nova presidência e diretoria. Os eleitos para a gestão 2016-2019 serão apresentados no último dia do evento. Para mais informações sobre o 16º Congresso Nacional ANAMT, acesse: http://congressoanamt2016.com.br/

Por |2016-01-27T14:23:01-02:0027 de janeiro de 2016|Notícias|