Data: 21 de setembro
Para alertar os trabalhadores e consumidores sobre os perigos a que estão expostos em postos de combustível, o Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro, em parceria com órgãos e entidades públicas, lançou ontem a Semana Estadual de Segurança e Saúde. A campanha, que visa promover a prevenção contra danos à saúde e acidentes, deve atingir cerca de 10 mil trabalhadores em todo o estado até a próxima sexta-feira (25). Além do cumprimento das leis estaduais que reduzem os riscos de contaminação no local de trabalho, o presidente do Sinpospetro-RJ, Eusébio Pinto Neto, aproveitou o evento para cobrar a efetivação dos direitos trabalhistas que constam na Convenção Coletiva da categoria e na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).
Eusébio Pinto Neto chamou a atenção dos trabalhadores para o risco de abastecer os veículos após ser acionada a trava de segurança da bomba de combustível. Ele destacou que estudos comprovam o aumento da exposição ao benzeno quando o tanque é cheio “até a boca”. O presidente do Sinpospetro-RJ também pediu aos trabalhadores que cobrem das empresas o Equipamento de Proteção Individual, que reduz o risco de contaminação por agentes químicos em caso de acidentes.
Ele ressaltou as dificuldades enfrentadas para colocar em prática a campanha, já que existem 2 mil postos em todo o estado, sendo que mil só no município do Rio de Janeiro.
(Fonte: Sinpospetro-RJ)