Data: 22 de setembro
Tem início hoje (22) e vai até o dia 25 a reunião da Comissão Nacional do Benzeno que será realizada na sede da Fundacentro e na plataforma de Mexilhão, localizada em Caraguatatuba.
O objetivo do encontro é verificar as pendências referentes ao Acordo do Benzeno e a inclusão do indicador biológico da exposição ocupacional ao benzeno em nova Portaria, em substituição a Portaria 34, de 20 de dezembro de 2001.
O benzeno, quinto produto químico orgânico mais produzido no mundo, é considerado cancerígeno e tem sido foco de debates, audiências públicas e campanhas voltadas aos frentistas e petroleiros.
Arline Arcuri, pesquisadora da Fundacentro, afirma que um dos maiores entraves para o cumprimento do Acordo tem sido o não reconhecimento de muitas empresas sobre o risco de exposição ao produto. De acordo com a pesquisadora, não há limites de tolerância para o uso do benzeno e a forma organizada com que os patrões lidam com a questão dificulta o avanço das discussões sobre a saúde do trabalhador.
(Fonte: Fundacentro)