Realizado no dia 29 de junho em parceria com a Associação Paulista de Medicina do Trabalho (APMT), o Debate Nacional de álcool, Drogas e outras Substâncias Psicoativas no Ambiente de Trabalho reuniu 48 pessoas na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), além de outros 29 participantes que acompanharam o evento pela internet. O tema também será abordado em uma Diretriz Técnica desenvolvida pela ANAMT, em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB), a partir de aspectos discutidos no encontro.
Ao longo do debate, especialistas de diversos setores abordaram o impacto dessas substâncias na saúde, segurança no trabalho, produtividade e vida pessoal dos indivíduos, além do papel dos especialistas na gestão desses aspectos.
Em sua fala, o psiquiatra Dr. Ricardo do Amaral expôs dados recentes sobre o tema no Brasil e no exterior. Entre os riscos mencionados no consumo dessas substâncias, acidentes de trabalho, agravamento de doenças, violência e incapacidade para o trabalho. Nesse âmbito, a juíza Morgana Richa abordou a sobreposição do direito coletivo sobre o individual, já que as substâncias geram desdobramentos comportamentais que podem atingir um contexto maior.
Dr. Salomão Rodrigues Filho falou sobre a degradação social causada pelas drogas e lembrou o Parecer CFM nº 26/12, que recomenda contra a realização de testes de detecção nos exames admissionais. Dr. Rafael Menck, especialista em toxicologia, tratou dos avanços tecnológicos na realização de testes toxicológicos e ressaltou que o resultado positivo não significa, necessariamente, dependência.
A professora da UFPR Dra. Roseli de Lacerda abordou diretrizes da OIT e da OMS sobre o tema, além do projeto ASSIST (Alcohol Smoking and Substance Involvement Screening Test) – no qual é possível rastrear uso de drogas através de uma ferramenta (questionário) validada no Brasil – além da importância do desenvolvimento de um programa de prevenção nos locais de trabalho.
Vídeo e apresentações
O conteúdo utilizado pelos especialistas ao longo do evento está disponível na área de conteúdo exclusivo. As apresentações estão disponíveis aqui e o vídeo da webtransmissão do debate, nesta página.