Data: 22 de maio
Com as transformações e introdução de novas tecnologias e processos de trabalho, além das alterações no modo como o trabalho se organiza, acontece também um precarização do trabalho com impactos na Segurança e Saúde do Trabalhador.
No Brasil, segundo dados do 1º Boletim Quadrimestral de 2014 sobre benefícios por incapacidade da Previdência Social, as doenças do grupo M e F (riscos ergonômicos e mentais) já ultrapassam 20% dos afastamentos. Os transtornos mentais foram a terceira maior causa de concessões de auxílio doença.
Tendo em vista as mudanças no perfil da classe trabalhadora, o aumento dos problemas decorrentes a agentes tóxicos e cancerígenos e também doenças mentais relacionadas ao trabalho, a Fundacentro do Pará promove o curso Saúde Mental e Trabalho.
O objetivo do evento é analisar as transformações do mundo do trabalho por uma perspectiva histórica e dar ênfase as possíveis ligações causais entre processos de saúde/doença mental e a organização do trabalho na atualidade.
Para falar sobre o assunto, o curso terá a psicóloga, doutora em desenvolvimento socioambiental e tecnologista da Fundacentro/PA, Laura Soares Martins Nogueira. Ela conta que não é a primeira vez que o curso acontece e que o mesmo já foi solicitado por outras entidades. Por ter esse retorno, o evento continua acontecendo.
Laura diz ainda que para fazer essa ligação entre a organização do trabalho e os processos da saúde mental ela irá abordar a Teoria da Psicodinâmica do Trabalho, estudo que tem como seu campo de investigação o conteúdo, a significação e a forma do sofrimento nos contextos de trabalho.
O curso acontece no auditório da Fundacentro/PA, localizado na rua Bernal do Couto, 781, Umarizal. Para inscrição os interessados devem enviar a ficha de inscrição para os e-mails: malena.costa@fundacentro.gov.br ou tecnico.cepa@fundacentro.gov.br, até o dia 3 de junho.
Fonte: Fundacentro