Em sua oitava edição, a Fundacentro realiza o curso “Inclusão de Pessoas com Deficiência”

Em sua oitava edição, a Fundacentro realiza o curso “Inclusão de Pessoas com Deficiência”

Data: 21 de maio

De 02 a 30 de junho, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) promove a oitava edição do curso “Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho: Prevenção, Segurança e Saúde no Trabalho”, que será realizado na sala 07, andar térreo, situado à rua Capote Valente, 710 – Jardim América – São Paulo – SP.

As inscrições iniciam a partir do dia 25 de maio e poderão participar agentes públicos, profissionais de empresas, dos Centros de Referência ao Trabalhador, da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), do Sistema único de Saúde do Trabalhador e profissionais interessados no tema.

Sob a coordenação da técnica da Coordenação de Educação, Eliane Vainer Loeff. Eliane também é comunicadora social, com especialização em projetos sociais e pela pesquisadora da Coordenação de Saúde do Trabalho, Myriam Matsuo Afonso Beltrão. Miriam é socióloga, psicóloga e doutora em sociologia, o curso tem como proposta oferecer aos profissionais que trabalham na área de saúde do trabalhador o aprimoramento técnico-científico sobre o tema. Além disso, discutir aspectos médicos e psicossociais da legislação nas áreas do trabalho e da previdência direcionada às pessoas com deficiência.

No dia 02, será das 8h30 às 17h e nos demais dias, o horário será das 9h às 17h. De acordo com os organizadores, são oferecidas duas modalidades, sendo uma presencial e outra complementar a distância, no qual é desenvolvida no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Neste caso, o aluno poderá optar por fazer somente o curso presencial, com carga horária de 33 horas, ou fará o presencial e a distância concomitantemente, perfazendo o total de 49 horas.

As aulas presenciais serão desenvolvidas por meio de relatos de casos, discussões em grupo e utilização de recursos audiovisuais, já a modalidade à distância, o aluno poderá acessar em qualquer horário, isso porque o moodle ficará disponível durante vinte e quatro horas. As atividades promoverão a interação entre professor e alunos, tais como fóruns de debates, questionários de pergunta e resposta, os quais serão complementares a algumas aulas presenciais.

Os tópicos que serão abordados nas aulas são sobre saúde e segurança no trabalho da pessoa com deficiência e diversidade no mercado de trabalho, história da deficiência e do movimento das pessoas com deficiência, quem é a pessoa com deficiência para fins da lei de cotas e contratação de pessoas com deficiência no olhar jurídico. Além desses, acessibilidade, políticas públicas, avaliação médica do trabalho, classificação internacional de funcionalidade – incapacidade e saúde, implantação do programa de inclusão também serão discutidos em sala.

A equipe da programação à distância é composta por Luis Carlos Soares, analista de sistema da Fundacentro/SP e especialista em educação à distância, pelo designer Ronildo Barros Orfão, especialista em tecnologia educacional e pelo técnico da Sae, Lourenil Aparecido Ferreira e professores convidados. O apoio pedagógico da Coordenação de Educação é feita por Adriana Cunha Belasco, Cleiton Faria Lima, Gerikson Beserra Nunes e Tamara Araujo Martins.

No dia 24 de julho, a Lei nº 8.213 que dispõe sobre a contratação nas empresas públicas e privadas, incluindo planos de benefícios da Previdência e trata de outras providências para pessoas com deficiência completará 24 anos. Em seu artigo 93, a empresa com cem ou mais funcionários está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência. Diante disso, o curso também tem como pauta refletir sobre as dificuldades que as pessoas com deficiência encontram no processo da inclusão no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, relatar experiências bem sucedidas de inclusão.

A taxa de inscrição é de 1 kg de pó de café e uma lata de achocolatado em pó, o qual deverá ser entregue no primeiro dia do curso na própria Fundacentro. A doação será encaminhada à instituição de caridade Pequeno Cotolengo.

A confirmação da inscrição será feita pelo e-mail cadastrado na ficha de inscrição. Os interessados no curso deverão ler todas as informações contidas no folder. Salientamos que o participante que se inscrever e não comparecer ao curso sem aviso prévio de desistência, não participará dos próximos cursos, mesmo que realize a inscrição pelo site da Fundacentro.

Visualize o folder

Fonte: Fundacentro

Por |2015-05-22T12:53:53-03:0022 de maio de 2015|Notícias|