Fundacentro/PE promove curso sobre vigilância em postos de combustíveis

Fundacentro/PE promove curso sobre vigilância em postos de combustíveis

Data: 11 de maio

Entre os dias 12 e 15 de maio, a Fundacentro/PE, a SRTE/AL (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) e o Cesat/BA (Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador) realizam o curso “Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho em Postos de Revenda de Combustíveis” em Maceió. Auditores fiscais do trabalho, técnicos dos Cerests e da Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental, frentistas e dirigentes sindicais do setor de revenda de combustíveis participam da formação.

O objetivo do curso é discutir um modelo de intervenção das condições de saúde e segurança no trabalho em postos de revenda de combustíveis a varejo. Isso porque essa atividade envolve riscos como a exposição a vapores tóxicos, especialmente, o benzeno, eletricidade estática, risco de incêndio e explosão, exposição ao ruído, ao calor e à umidade. Os trabalhadores ainda sofrem com condições sanitárias e de conforto precárias, além de jornadas de trabalho excessivas. Algumas exposições também podem afetar clientes e a comunidade próxima aos estabelecimentos.

Os profissionais participantes aprenderão a identificar e analisar fatores e situações de risco, elaborar relatórios técnicos de inspeção sobre vigilância em saúde do trabalhador e propor medidas de prevenção e controle de riscos.

Para tanto, serão abordados temas como a utilização, os efeitos biológicos e a legislação sobre benzeno, a aplicação da NR-20 (Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis) no setor, controle de fontes de ignição e áreas classificadas, análise do processo de trabalho e sistema de controle ambiental e medidas para redução da exposição a voláteis orgânicos. Também será apresentada proposta de anexo à NR-9 (Programas de Prevenção de Riscos Ambientais) contendo requisitos mínimos de segurança e saúde em instalações que se utilizam do benzeno.

O curso conta com a coordenação pedagógica de José Hélio Lopes Batista, educador da Fundacentro/PE. Já os docentes serão o gestor ambiental e coordenador de vigilância em saúde do Cesat/BA, Alexandre Jacobina; a pesquisadora da Fundacentro/SP e membro da Comissão Nacional Permanente do Benzeno, Arline Arcuri; e o tecnologista da Fundacentro/SP e integrante da Comissão Nacional de Segurança Química, Fernando Sobrinho. Mais informações no folder.

Fonte: Fundacentro

Por |2015-05-12T09:50:36-03:0012 de maio de 2015|Notícias|