Na busca pela atenção adequada à saúde e segurança do trabalho em todas as áreas econômicas, o dia 1º de maio, quando é comemorado o Dia Internacional do Trabalho, se torna uma oportunidade para debater as medidas necessárias para a Medicina do Trabalho alcançar este objetivo. Nesse contexto, a ANAMT reitera o seu papel na defesa da atenção integral à saúde dos trabalhadores, abrangendo as demais atividades desses profissionais, suas famílias e a comunidade ao redor.
No papel de maior entidade representativa da especialidade na América Latina, a Associação também busca abordar essa preocupação por meio da ação integrada com órgãos públicos, defendendo a formação adequada dos profissionais da área e debatendo os temas mais importantes nos níveis nacional e regional, através das associações federadas.
Além disso, ações como o estabelecimento de diretrizes éticas para o exercício da Medicina do Trabalho, a realização de eventos sobre aspectos relevantes para a área e o incentivo ao debate entre trabalhadores, empregadores e governo contribuem para garantir ao trabalhador um direito básico: ter ambientes de trabalho seguros em todo o país.