O dia 28 de abril marca uma data importante para a área de SST e todos os profissionais nela envolvidos: o Dia Mundial para Segurança e Saúde no Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo dados divulgados pela Organização, são registrados cerca de 313 milhões de acidentes por ano – destes, 2,3 milhões resultam em morte. O Brasil está em quarto lugar no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho, com quase 4 mil mortes por ano.
A ANAMT acredita que uma cultura nacional de SST é aquela na qual o direito a um ambiente de trabalho seguro – reconhecido em 2008 pela Declaração de Seul sobre Segurança e Saúde no Trabalho como um direito humano fundamental – é respeitado em todos os níveis. Ao definir as diretrizes éticas para os Médicos do Trabalho, organizar eventos de atualização profissional, incentivar debates entre empregadores, trabalhadores e governo, e dialogar diretamente com os órgãos públicos, a Associação contribui para mudar a atual realidade do país.
O objetivo da ANAMT, enquanto maior associação de Médicos do Trabalho da América Latina, é exercer de forma plena seu papel político e social diante da complexidade das questões de saúde relacionadas ao trabalho.