Seminário Sudeste ANAMT: presidente da Associação reafirma a importância da Medicina do Trabalho em conferência de abertura

Seminário Sudeste ANAMT: presidente da Associação reafirma a importância da Medicina do Trabalho em conferência de abertura

Com o tema os Caminhos da Medicina do Trabalho: Desafios e Perspectivas, o presidente da ANAMT, Dr. Zuher Handar, abordou os principais desafios atuais da especialidade. Ele abordou aspectos como o aumento de novas doenças relacionadas ao estresse, às questões de gênero, aos trabalhadores idosos, ao desenvolvimento crescente de doenças ocupacionais e, também, a necessidade de ampliar a universalização da saúde, atender os trabalhadores e proporcionar uma melhor qualidade de vida a eles.

Dr. Zuher ressaltou que hoje a Medicina do Trabalho é a 6º especialidade mais procurada por profissionais dentro do processo histórico da Medicina. Ele voltou a evidenciar que o médico atual precisa conhecer cada vez os acontecimentos relacionados ao mundo do trabalho, além de suas tendências e conflitos.

Entre os fatores que podem alterar o contexto do trabalho brasileiro, Dr. Zuher citou o Projeto de Lei 4330/04, que prevê a possibilidade de terceirização de todas as atividades profissionais e o impacto disso na saúde dos trabalhadores.

Para finalizar, ele ressaltou as competências do Médico do Trabalho, desde a necessidade de negociar conflitos e buscar consensos, como também a procura por qualificação contínua por meio da informação científica. Além disso, acrescentou que o principal desafio para a especialidade é o desenvolvimento de uma medicina cada vez mais forte, mais valorizada na promoção da saúde e na reabilitação das pessoas no trabalho.

Por |2015-04-24T11:58:53-03:0024 de abril de 2015|Notícias|