O impacto da implementação do eSocial é tema de palestra no Seminário Sudeste ANAMT

O impacto da implementação do eSocial é tema de palestra no Seminário Sudeste ANAMT

Dando prosseguimento à programação científica do Seminário Sudeste ANAMT, ainda no período da manhã, o tema As Instituições Públicas e a Medicina do Trabalho norteou uma série de exposições feitas pelos especialistas.

O primeiro tema abordado foram as Repercussões da Implantação do eSocial na Medicina do Trabalho. A ferramenta é um sistema digital com o intuito de enviar informações trabalhistas e previdenciárias às entidades governamentais de uma só vez, evitando, assim, inconsistências nos principais dados dos trabalhadores como PIS, PASEP e FGTS. Dessa forma, a finalidade da plataforma é aprimorar a qualidade das informações de segurança social e das relações de trabalho e, consequentemente, garantir os direitos trabalhistas e previdenciários dos empregados.

Dr. Dante Lago, diretor financeiro da ANAMT, explicitou que, apesar de mal compreendido, o eSocial não objetiva alterar a legislação da área. A proposta somente muda a forma de encaminhar os dados às entidades governamentais.

Outro fato importante é que, devido à ferramenta, as organizações deverão manter os dados dos trabalhadores organizados, o que também funcionaria como garantia de todos os direitos dos empregados.

Entre os impactos e os problemas apontados pelo palestrante, está a questão cultural das empresas, já que, atualmente não há uma interface única para essas informações. Mas, para os trabalhadores, é um ganho, pois haverá melhor visualização da situação de agravo da saúde de cada pessoa, tanto os formais como os informais.

Por |2015-04-24T12:59:21-03:0024 de abril de 2015|Notícias|