Data: 13 de fevereiro
Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro de 2015, a Fundacentro do Mato Grosso do Sul oferece o curso “Didática para Facilitadores de Aprendizagem em Segurança e Saúde no Trabalho”, o qual será ministrado pelo pedagogo da Fundacentro do Mato Grosso do Sul, José Carlos Pesente.
O curso ocorrerá no auditório da regional, situado à rua Geraldo Vasques, 66 – Vila Costa Lima, Campo Grande, MS, das 8h às 17h, com intervalo para o almoço.
O docente também é especialista em metodologia do ensino superior e mestre em educação e tecnologista da Fundacentro/MS. Pesente comenta que o curso, de natureza teórico-prática, propõe-se a oferecer aos profissionais que executam ações educativas como parte de suas atividades na área de segurança e saúde no trabalho. “Trata-se de um preparo básico na área de didática com vistas à melhoria dos resultados dessas ações. Embora direcionado para o contexto da educação não escolar, o curso poderá ser útil, também, àqueles profissionais que exercem atividades de ensino em cursos regulares no campo da segurança e saúde no trabalho, em diferentes níveis da educação formal”, enfatiza o pedagogo.
O curso tem como objetivo preparar os participantes para que sejam capazes de utilizar princípios didáticos adequados a aprendizes adultos, tanto na organização e gestão das condições de ensino e aprendizagem, quanto na gestão de turmas de aprendizes, de modo a promover um conhecimento significativo em cursos de treinamento na área da segurança e saúde no trabalho.
O chefe da Fundacentro/MS, Marcello Naglis Barbosa, informa que o curso abre o calendário de cursos e eventos que serão realizados em 2015 na regional. “A nossa expectativa é de que haja uma grande procura por este e outros eventos que serão realizados em 2015, a exemplo do que tem ocorrido nos anos anteriores. Nosso calendário prevê, para este ano, a realização de, pelo menos, oito cursos, dois seminários e dez palestras sobre temas referentes à segurança e saúde no trabalho. Atendendo a uma demanda que inclui, além dos profissionais da área, auditores fiscais, educadores do SESI, dirigentes sindicais e outros”, salienta Naglis.
O tema “Didática para Facilitadores de Aprendizagem em SST” que será abordado tem como escopo selecionar procedimentos e recursos de ensino compatíveis com as necessidades de conhecimento de trabalhos adultos e identificar formas de gestão de turmas de aprendizes adultos que aprenderão criar um ambiente interativo favorável à aprendizagem. Além disso, outros pontos que também fazem parte da grade é aplicar os princípios didáticos na preparação, execução e avaliação de uma ação educativa e refletir sobre o papel do facilitador de aprendizagem de adultos como indutor de práticas transformadoras nos ambientes laborais em que os aprendizes atuam.
A carga horária é de 24h, os organizadores informam que serão concedidos certificados aos participantes com cem por cento de frequência às aulas. A taxa de inscrição é de um pacote de fralda geriátrica ou duas latas de leite em pó que serão doados à entidade filantrópica.
As inscrições poderão ser feitas por e-mail, telefone ou fax, até o dia 19 de fevereiro. A Fundacentro/MS salienta que não serão aceitas fichas de inscrição com dados incompletos, por isso é importante preencher todos os campos.
Qualquer dúvida pode ser obtida com a própria regional, das 8h às 12h e das 13h às 17h, pelo telefone: (67) 3321.6910, fax: (67) 3321.2486 ou por e-mail: erms@fundacentro.gov.br
Fonte: Fundacentro