Data: 23 de janeiro
Parte do Polo Industrial de Cubatão precisou ser evacuado, por volta das 9h30 desta sexta-feira (23), após um vazamento de gás ocorrido em uma das empresas instaladas no local. Centenas de funcionários foram removidos da área. De acordo com a Prefeitura de Cubatão, pelo menos 60 pessoas que inalaram a substância deram entrada no Pronto Socorro Central da cidade com sintomas de intoxicação. Outras 12 pessoas foram encaminhadas ao Hospital Ana Costa, também em Cubatão.
De acordo com trabalhadores ouvidos pelo G1, funcionários de algumas empresas foram retirados rapidamente após o vazamento. Segundo a Prefeitura da cidade, a informação inicial é de que o vazamento seria de ácido sulfídrico, o que espalhou um cheiro bastante forte que, por volta das 10h, já podia ser sentido de várias partes de Cubatão.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os dois sentidos da rodovia Cônego Domênico Rangoni podem ser bloqueados para evitar que os veículos passem pelo local e entrem em contato com a substância química. Porém, por volta das 11h o bloqueio ainda não havia sido feito.
De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), vários moradores acionaram o órgão reclamando de um cheiro forte proveniente do Polo Industrial de Cubatão. Por volta das 11h05, técnicos da Agência Ambiental de Cubatão, estavam no polo industrial realizando uma vistoria, com a finalidade de identificar a possível fonte poluidora.
Fonte: Revista Proteção