No dia 20 de janeiro de 2015 ocorreu mais uma Reunião no Ministério Público do Trabalho para tratar da continuação da discussão da criação de um ambulatório de saúde do trabalhador. Os trabalhos foram coordenados pelo Procurador Federal Dr. Sandro Sardá em conjunto com a médica da UFSC, Dra Edna Niero.
Esta reunião contou com a presença da nossa Presidente Dra. Denise Fátima Brzozowski e de dois outros membros da Diretoria da ACAMT, médicos do MPF e MTE, além de dois outros médicos da rede SUS.
Após as apresentações das definições da última reunião ocorreu a continuidade dos trabalhos, ratificando que terá por base a rede SUS, bem como ficou definido que o local será no Hospital Universitário da UFSC. A abrangência inicialmente será regional, ou seja, demandantes apenas da Grande Florianópolis e futuramente para todo o Estado de Santa Catarina. O Procurador Federal Dr. Sandro Sardá irá manter contato com a Sra. Reitora da UFSC para as tratativas que consistem basicamente na implantação de um acordo formal MPT/UFSC.
A Presidente da ACAMT se comprometeu a divulgar o ambulatório para toda a nossa sociedade de especialistas, bem como, informar que existe vaga para atendimento médico naquela unidade, sendo que serão aceitos principalmente médicos do trabalho que atuam na rede pública.
Considerando ainda a elevada abrangência de conhecimentos técnico científicos dos associados da ACAMT, nossa entidade também não poupará esforços para auxiliar em questões específicas de maior complexidade relativas à medicina ocupacional, expertise dos associados, por demanda dos médicos que atuarão neste ambulatório, bem como se colocou à disposição para capacitação/reciclagem dos médicos do SUS que irão realizar os encaminhamentos para a equipe do ambulatório.
Fonte: Associação Catarinense de Medicina do Trabalho