Data: 21 de janeiro
O Ministério Público do Trabalho (MPT) do Paraná aplicou uma multa de R$ 75 mil à indústria de compensados Marini, de Palmas, na região sul do estado. Segundo o MPT, a empresa descumpriu um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado em 2013, que previa a adequação de áreas que podem causar riscos de acidente de trabalho no interior da empresa. A decisão foi divulgada na terça-feira (20).
Segundo o MPT, o termo previa a incorporação de materiais de proteção em elevadores e guilhotinas, adequação de passarelas, fornecimento de equipamentos de segurança para os funcionários e melhorias em áreas com risco de queda e de queimaduras para evitar acidentes de trabalho.
Os promotores realizaram uma vistoria na empresa no final de 2014 e, conforme o MPT, o acordo não estava sendo cumprido.
A indústria Marini informou ao G1 que está cumprindo os termos do acordo dentro do prazo estabelecido pelo órgão. Sobre a falta de proteção em alguns ambientes, a empresa disse que vai adequar os locais e pagará a multa estabelecida. Atualmente, a indústria possui 340 funcionários.
Conforme o MPT, o dinheiro da multa será destinado ao Lar dos Idosos, ao Centro de Atenção ao Menor e ao Seminário São João Maria Vianney, todos em Palmas.
Fonte: Revista Proteção