Data: 17 de dezembro
A Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (ABMT) realizou um congresso comemorativo entre os dias 11 e 14 de dezembro, no qual foram celebrados 70 anos da entidade. A federada da ANAMT no Rio de Janeiro foi criada em 1944, um ano após a promulgação da CLT, e foi a primeira associação a reunir Médicos e Engenheiros do Trabalho no Brasil. O tema escolhido foi Celebrando as Conquistas e Construindo o Futuro.
O evento reuniu cerca de 600 participantes, e contou com nove conferências, 13 mesas redondas, além de atividades culturais. O lançamento do livro “A inclusão de pessoas com deficiência – O papel de Médicos do Trabalho e outros profissionais de saúde e segurança”; a celebração dos 300 anos falecimento de Bernardino Ramazzini; e os 20 anos do PCMSO também foram destaques.
“Espero que os mais jovens consigam preservar e levar à frente o trabalho que a ABMT realiza desde sua fundação. Defendendo a classe teremos um legado de glórias e um futuro de conquistas”, afirmou Dr. Paulo Rebelo, diretor Científico da ABMT e vice-presidente da ANAMT.
Homenagem
No dia 14, a mesa de encerramento foi formada por Dra. Nadja Ferreira, presidente da ABMT; Dr. Paulo Rebelo, diretor Científico; Dr. Zuher Handar, presidente da ANAMT; Dra. Rosylane Rocha, conselheira do CFM e diretora de ética e Defesa Profissional da ANAMT; Prof. René Mendes, diretor de Relações Internacionais da ANAMT; e Prof. Daphinis Ferreira Souto, presidente de honra da ABMT e homenageado da noite.
Aos 92 anos de idade e 60 de atuação ininterrupta como Médico do Trabalho, ele destacou os avanços da área. “Peço que cada um de vocês saia deste encontro com muita esperança e certos do quanto a Medicina do Trabalho deve ser respeitada e considerada como um dos elos da cadeia produtiva no Brasil”, declarou.
Os componentes da mesa também prestaram homenagem ao Prof. Arlindo Gomes – Médico do Trabalho e ex-presidente da ABMT – falecido no início de dezembro.
“O amigo e médico foi exemplo de dedicação ao trabalho, sempre disposto a contribuir para o conhecimento e a melhoria das condições de trabalho”, destacou Dr. Paulo Rebelo.