Data: 6 de novembro
A dissertação de mestrado defendida por Giann Carlo Silva Medeiros na manhã de terça (4), teve como objetivo analisar como o calor excessivo influencia na saúde dos trabalhadores de uma salina no estado do Rio Grande do Norte.
O trabalho, baseado em projeto conduzido pela Fundacentro desde 2013, avalia, além da exposição ao calor excessivo, como o aumento a produtividade somado à exposição ao calor, pode gerar a fadiga, síncope, desidratação, choque térmico, náuseas, vertigens, entre outros.
A escolha de uma salina no estado do Rio Grande do Norte se baseou no fato de que o estado é o que possui a maior produção de sal marinho: 5.7 milhões de toneladas, ou 95% em 2012. Na dissertação, o aluno faz um histórico do surgimento do sal, a importância da indústria do sal marinho na economia nacional e no emprego da mão-de-obra dos salineiros.
A dissertação intitulada: “Estudo da exposição ocupacional ao calor intenso dos trabalhadores de uma salina do estado do Rio Grande do Norte” contou com a orientação de Teresa Cristina Nathan Outeiro Pinto, pesquisadora da Fundacentro, e na banca, as pesquisadoras Claudia Carla Gronchi e Lucila Chebel Labaki, essa última, professora da Unicamp.
Em 2013, Giann Carlo foi ao posto de trabalho (localizado no parque salineiro no RN), onde é feita a lavagem do sal, e, junto aos trabalhadores usou 2 medidores de estresse térmico da marca Quest. Além disso, foram utilizados dados meteorológicos para estimar o IBUTG no local avaliado nos verões do período de 1961 a 2014.
Durante a atividade dos trabalhadores, foi observado que a média de temperatura corporal oferecido pelo IBUTG, foi que na pior situação de exposição dos trabalhadores foi de 28ºC, acima do permitido pela Legislação Brasileira que é de 25ºC.
O trabalho sugere ainda que há a necessidade de melhoria das condições de trabalho, por meio da adoção de medidas corretivas e preventivas para minimizar a exposição ao calor dos salineiros.
Para Giann, o trabalho por ele desenvolvido terá grande importância para contribuir na política de saúde do trabalhador do SUS de Porto Alegre, local onde trabalha.
A dissertação estará disponível para download no portal da Fundacentro após ajustes sugeridos pela banca.
Fonte: Fundacentro