O Fórum Presença ANAMT 2014, realizado no hotel Pestana, na capital de São Paulo, no dia 31 de outubro, recebeu o Dr. Giuliano Franco, diretor da unidade de Medicina Ocupacional do Hospital de Módena, Itália, e estudioso da vida e obra de Bernardino Ramazzini, homenageado durante todo o ano de 2014 pela ANAMT em eventos, debates e publicações.
Responsável por abrir a conferência, o convidado apresentou documentos históricos sobre a vida e o trabalho realizado pelo médico pioneiro, cujo legado é de importância irrefutável à especialidade. “Ramazzini queria escrever um livro que ajudasse os trabalhadores e deu atenção especial às mulheres, antecipando muitas das nossas preocupações atuais em uma época difícil, tomada pela Inquisição”, afirmou Franco. Morto há 300 anos, Ramazzini ainda é referência para a Medicina Ocupacional, e sua grande obra, o livro “As Doenças dos Trabalhadores”, lançado em 1700, mantém-se atual – e ainda é considerado um guia para a área.
Giuliano Franco destacou que Ramazzini revolucionou a sociedade a partir de sua época; notando, por exemplo, a alta incidência de mortes por câncer de mama entre freiras, ao trabalhar em um convento. Ele também sugeriu a necessidade de prevenção de riscos aos trabalhadores de áreas abertas e também das minas – que deviam, segundo ele, ser ventiladas. Além disso, versou sobre temas como a importância do uso de equipamentos de proteção e os riscos de excessivas cargas horárias de trabalho e do sedentarismo, entre outros exemplos. Nascia, ali, a Medicina do Trabalho.
O Fórum Presença ANAMT 2014 seguirá com uma programação exclusiva, com palestrantes de diversos estados brasileiros e temas importantes, debatidos atualmente no universo da Medicina do Trabalho.