Data: 22 de outubro
O Ministério Público do Amazonas/Roraima – MPT AM/RR firmou um acordo inédito com a Moto Honda da Amazônia Ltda, que prevê pausas de 60 minutos diários para a recuperação de fadiga durante a jornada de trabalho. A medida passa a valer a partir de janeiro de 2015, começando com 40 minutos diários, até atingir, progressivamente, os 60 minutos em janeiro de 2017.
O acordo, segundo procuradores do Trabalho envolvidos na negociação, revela uma tendência para o setor, pois os empregados realizam movimentos repetitivos e há muitos casos de adoecimentos em razão do trabalho. Outras exigências também deverão ser cumpridas para melhorar as condições de trabalho: adequar os postos de trabalho, mobiliário, bancadas e painéis a fim de proporcionar condições de boa postura, visualização e operação; adotar medidas de redução do calor; utilizar meios adequados para o deslocamento manual de cargas; não prorrogar a jornada em atividades insalubres, dentre outras.
O Auditor-Fiscal do Trabalho Paulo Roberto Cervo – que tem larga experiência no setor de frigoríficos, onde é altíssimo o índice de adoecimentos e afastamentos em razão de movimentos repetitivos – considera importante o acordo feito, para evitar que os trabalhadores adoeçam. Assim como no setor de carnes e derivados, no segmento automotivo também é possível adequar o ambiente de trabalho para proporcionar maior conforto e segurança para quem trabalha.
Fonte: Fundacentro