Data: 16 de outubro
Dra Iananda Barbieri Ortiz, Especialista ANAMT e Gerente de Saúde Ocupacional Schneider Electric, trouxe o tema: Como criar Cultura de Saúde nas empresas e os desafios de uma Gestão Corporativa, abrangendo não só a Medicina Ocupacional e suas implicações legais, mas também a mplantação dos Programas de Qualidade de Vida e os muitos caminhos para se atingir os resultados através de indicadores com foco em redução de custo e aumento de produtividade.
A programação incluiu ainda um debate sobre o impacto que estes programas de gestão tem sobre os custos médicos, a importância de incluir os indicadores de saúde dentro de uma Estratégia da empresa para ganhar visibilidade e a integração da Saúde Ocupacional com a Gestão de Doenças Crônicas e Gestão do Estilo de Vida. Foram apresentados Cases de empresas Multinacionais como Johnson & Johnson e Schneider Electric e os participantes puderam discutir um pouco mais sobre as diferenças entre as empresas catarinenses e as demais num contexto nacional e global, além de debater sobre as inovações, perspectivas, melhores práticas e os rumos que a Medicina do Trabalho vem tomando nos últimos tempos.
Mini CV
Mestre em Ciências da Saúde, com foco em Saúde Mental do Trabalhador (UNESC), Graduação e Especialização em Medicina do Trabalho pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Título de Especialista pela ANAMT. Experiência com Gestão e Coordenação de Saúde Ocupacional em diversos segmentos, como Alimentício (Perdigão, Agrovêneto/JBS), Farmacêutico, Hospitalar e Bens de consumo (Gerente de Saúde América Latina – Johnson & Johnson) e atualmente em Blumenau exerce a função de Gerente de Saúde Ocupacional Corporativa na empresa Schneider Electric, especialista global na gestão de energia.
Fonte: ACAMT