Data: 10 de outubro
A Fundacentro participa da 11ª; edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia – SNCT entre os dias 13 e 19 de outubro, das 8h às 18h, em Brasília/DF, em estande conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego. O evento será realizado no Pavilhão A de Exposição do Parque da Cidade e tem como tema Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social.
Como o evento recebe muitos estudantes, a Fundacentro preparou materiais que buscam atrair a atenção do público jovem e infantil. Haverá a exibição de 10 painéis com impressão fotográfica com efeito lenticular 3D. “Esse processo aumenta a percepção de detalhes porque você fica preso por mais tempo à imagem do que se fosse um cartaz estático”, explica o técnico da Coordenação de Educação, Ronildo Barros Orfao.
Os painéis trazem temas voltados para o trabalho em salinas, cerâmicas, fundição, florestas, máquinas, canavial e cultura do abacaxi, além dos coletores e das moageiras. São imagens que remetem a pesquisas, publicações e vídeos da Fundacentro. Eles ainda têm etiquetas com informações sobre o tema e link em QRCode, que permite baixar pelo celular os trabalhos citados.
O jogo “Trilha da Saúde e Segurança”, da cartilha Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, será montado no chão do estande. As crianças poderão andar por cima do jogo e refletir sobre suas atividades diárias.
Dois monitores sensíveis ao toque permitirão a navegação entre publicações da Fundacentro. São cartilhas, como a do Coletor de Lixo com ilustrações feitas por crianças, e as histórias em quadrinhos de nanotecnologia. No total, são disponibilizadas 11 publicações. Também haverá duas televisões, que exibirão vídeos de outras instituições, que visam à erradicação do trabalho infantil. São animações como Vida Maria, filme de Márcio Ramos, sobre o trabalho doméstico.
De 14 a 17 de outubro, a Fundacentro também oferecerá palestras gratuitas aos participantes do evento. A programação traz questões de SST ligadas à nanotecnologia, indústria da construção, vibrações mecânicas, agricultura e indústrias químicas. Para assistir às palestras, é necessário se inscrever no dia site da Fundacentro, na área Próximos Eventos. O objetivo é atender às demandas dos profissionais da área por formação e conhecimento.
Já o Ministério do Trabalho e Emprego exibirá trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Nacional de Economia Solidária, como jogos cooperativos para promoção social e laboratório de reciclagem de lixo eletrônico. A Secretaria de Políticas Públicas para Juventude apresentará material institucional sobre o Programa Jovem Aprendiz, e o Sistema Nacional de Emprego – Sine, carteira de trabalho informatizada.
O Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, instituição promotora do evento, estima receber aproximadamente 110 mil pessoas durante a SNCT.
Fonte: Fundacentro