Em Chapecó, Fundacentro debate os riscos à saúde do trabalhador de frigoríficos

Em Chapecó, Fundacentro debate os riscos à saúde do trabalhador de frigoríficos

Data: 9 de outubro

Na cidade de Chapecó (SC), o engenheiro de segurança no trabalho da Fundacentro da Bahia, Marcos Paiva (foto) conduziu palestra sobre os riscos relativos à exposição ocupacional ao frio, ruído, calor e amônia na agroindústria.

A palestra fez parte do III Seminário de Saúde do Trabalhador, realizado no dia 20 de setembro de 2014, no Anfiteatro da UNOCHAPECó e reuniu cerca de 350 pessoas entre dirigentes sindicais, trabalhadores, militantes e representantes de instituições de ensino com grande repercussão na mídia local e regional.

A proposta do III Seminário foi discutir sobre o panorama local, nacional e latino-americano do setor da alimentação, com temas específicos para o setor. A abertura do evento contou com a apresentação do presidente do Sitracarnes, Jenir Ponciano de Paula e do presidente da Confederação Nacional de Trabalhadores da Alimentação (Contac), Siderlei Oliveira, que falou sobre a luta pela construção da Norma Regulamentadora dos Frigoríficos (NR36). O Secretário Regional da União Internacional de Trabalhadores da Alimentação para a América Latina, Gerardo Iglesias destacou o modo de trabalho dos frigoríficos no Uruguai e Argentina. Em seguida, o médico do trabalho e consultor em saúde do trabalhador, Roberto Carlos Ruiz, debateu sobre ergonomia, enfatizando a importância da adaptação dos equipamentos nos ambientes de trabalho.

Na ocasião, aconteceu a inauguração da Biblioteca do Trabalhador Clair Rogério Testa que tem por finalidade disponibilizar acervo e informações sobre o tema, além do lançamento do livro “Trabalhar e adoecer na agroindústria”, de Coordenação e autoria de Roberto Carlos Ruiz.

Outros eventos

O engenheiro de segurança no trabalho da Fundacentro da Bahia, Marcos Paiva participou como palestrante no mês de setembro de dois grandes eventos: o VI Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho na Industria da Construção Pesada, e esse último na UNOCHAPECó.

A Fundacentro da Bahia tem um histórico de atuação em seminários da indústria da construção pesada. De 2009 a 2013, a entidade representada por seus pesquisadores e técnicos levaram ao conhecimento de trabalhadores da capital e demais cidades do estado, conceitos de segurança, medidas de prevenção e temas específicos da área da construção.

Fonte: Fundacentro

Por |2014-10-10T11:43:34-03:0010 de outubro de 2014|Notícias|