Data: 8 de outubro
Durante a realização da última palestra do Ciclo de Palestras da Baixada Santista, na sede do Settaport em Santos, a pesquisadora e coordenadora da área de educação da Fundacentro, Sonia Maria Jose Bombardi, colocou ser necessária uma mudança na cultura de SST.
A palestra intitulada “Perspectivas da educação em SST no trabalho” apresentada na manhã de ontem (7) para um público de trabalhadores e representantes de sindicatos da Baixada Santista teve como objetivo mostrar como o papel da educação pode colaborar para uma mudança na cultura de SST.
De acordo com a pesquisadora, para que haja essa mudança é necessária a integração entre a classe trabalhadora, tendo como objetivo a congregação de comunidades e considerar os princípios contemplados na Politica Nacional de SST e do Plano Nacional de SST. A Politica foi discutida durante anos, com a presença das três bancadas representativas composta pelos Ministérios do Trabalho, Previdência e Saúde. O Plano Nacional de SST é baseado nos princípios da Política, com 8 objetivos e estratégias diferentes. A Fundacentro é uma das responsáveis pela elaboração da estratégia 7.1 de Capacitação e Educação continuada em SST.
Para a região da Baixada, onde a instituição irá retomar suas atividades ainda este ano, a pesquisadora destacou ser importante entender os problemas da região para apresentar ações na área da educação. Primeiramente, serão pesquisados o contexto dos acidentes de trabalho, doenças, principais setores econômicos, segmentos que apresentam maior número de acidentes e segmentos que apresentam alto índice de mortalidade.
Demandas
A entidade conta com um número grande de demandas por parte da sociedade em elaborar materiais técnicos, impressos, folderes e cartilhas, além de coordenar o conteúdo programático do mestrado acadêmico.
A elaboração desses materiais inclui, por exemplo, a atuação da Fundacentro no setor de transportes que beneficiou, por meio de materiais educativos em SST, caminhoneiros, taxistas, motofretistas e motoboys.
Outras ações da área de educação incluem a análise do currículo do curso de técnico de segurança do trabalho (por solicitação da Fenatest), e o aprimoramento de estudos por meio da participação institucional na legislação do MEC, experiências aplicadas em outros países, legislação da OIT e OMS, Convenção 155 da OIT, artigo 14, sobre inclusão da SST.
Inserção da SST nas escolas
Recentemente, a coordenação de educação da entidade realizou oficina que contou com a participação de políticos, profissionais do MEC para que pudessem melhor compreender como inserir o tema SST nas escolas.
Para a pesquisadora, o tema SST não teria que ser uma disciplina como as demais já existentes nos currículos, mas constar e estar inserida transversalmente em outras disciplinas. Como exemplo, Sonia citou o caso da Fundacentro no Espirito Santo que vem utilizando textos lúdicos com os alunos do primeiro grau mostrando a importância da prevenção. “Esse é um dos caminhos para a inserção da SST”, afirmou.
Outra ação na área de educação será a assinatura do termo de cooperação entre a Fundacentro e a Secretaria Municipal do RJ, que irá levar o tema SST para as Escolas do Amanhã, tendo como primeira ação, a realização de concurso estimulando alunos da 5ª;. e 9ª;. série a elaborar redação sobre o tema.
O PROEDUC, Programa de Educação da Fundacentro, com mais de 20 anos de existência disponibiliza no site, material educativo e artigos voltados para SST, além de informações sobre legislação. Confira.
Sugerimos a leitura da cartilha que contém orientações para a produção de materiais impressos com fins educativos em Educação em Segurança e Saúde no Trabalho
Fonte: Fundacentro