Data: 29 de setembro
No dia 22 de setembro, a ANAMT realizou a 4ª; Reunião Científica no Ano Ramazzini, na qual o diretor de Relações Internacionais da Associação, Prof. René Mendes, abordou o tema “Os conceitos de Saúde e de Doença vêm mudando. Como isto impacta conceitos e práticas da atual Medicina do Trabalho no Brasil?”.
Ao longo do evento, foram debatidos conceitos e práticas da especialidade que devem ser revistos em função de mudanças no entendimento de termos como “saúde”, doença” e “incapacidade” à medida que definições de indicadores como a Classificação Internacional de Funcionalidades, Incapacidade e Saúde (CIF) e a Classificação Internacional de Atenção Primária (CIAP-2) são difundidos, além da adoção da CID-11, a partir de 2015. Nesse sentido, alguns dos referenciais utilizados nas práticas da Medicina do Trabalho, como da NR 7, podem estar defasados em relação a esses conceitos.
“As reuniões científicas da ANAMT tem se constituindo como uma referência técnico-científica e cultural da Associação, seja por seu temário, seja pela localização privilegiada, na sede da Associação Médica Brasileira, em São Paulo, com representantes de diferentes gerações de profissionais”, ressalta Prof. René Mendes.