Data: 22 de setembro
Na segunda, 15, o mestre em Trabalho, Saúde e Ambiente pela Fundacentro, Juarez Correa Barros Junior, apresentou o tema: O Tripartismo e a Regulamentação de Segurança e Saúde no Brasil: O Caso da Indústria da Construção.
O estudo realiza uma avaliação do tripartismo sob uma perspectiva da mobilização social no Brasil, a partir de sua implantação regulamentar dentro da área de segurança e saúde no trabalho. Apresenta um contexto histórico que mostra o impasse que ocorreu em 1990, quando há um esgotamento do modelo adotado. Assim a sociedade passou a não aceitar mais as medidas que eram tomadas dentro do tripartismo. A partir daí a regulamentação em SST passa a ser concebida em fóruns com a participação das representações do governo, trabalhadores e empregadores.
Barros analisou o período de 1996 a 2011 com o objetivo de interpretar a experiência tripartite na regulamentação em SST para a indústria da construção. Optou por escolher o setor de indústria na produção já que o mesmo apresenta alto índice de acidentes de trabalho e também pelo grande volume de mão de obra que ele emprega.
Próximo evento
Os Seminários de Pesquisa ocorrem sempre às segundas-feiras, das 10h às 12h, na Fundacentro, em São Paulo. Na próxima segunda, 22, o mestre em Trabalho, Saúde e Ambiente pela Fundacentro, Daniel Pires Bitencourt, falará sobre “Pesquisa e Desenvolvimento em Meteorologia Aplicado ao Trabalho, Saúde e Ambiente”.
As inscrições serão disponibilizadas no Portal da Fundacentro, em Próximos Eventos.
Os interessados poderão acompanhar o próximo seminário pela internet colocando ID (6792) e PIN da reunião (220914).
Fonte: Fundacentro