ANAMT participa de evento dos 20 anos da ABHO

ANAMT participa de evento dos 20 anos da ABHO

Data: 1º de setembro

Os vinte anos da Associação Brasileira de Higienista Ocupacional (ABHO) foram comemorados com uma série de eventos entre os dias 25 e 27 de agosto: o VIII Congresso Brasileiro de Higiene Ocupacional, o XXI Encontro Brasileiro de Higienistas Ocupacionais e a Feira de Produtos e Serviços referentes à Higiene Ocupacional. A ANAMT foi representada pela diretora de Divulgação, Dra. Marcia Bandini, que participou do painel “Experiências bem-sucedidas em Higiene Ocupacional”.

O Prof. José Manuel Gana Soto, presidente da ABHO, falou sobre a história da Associação e o progresso realizado nesses vinte anos:

“Em 1994, alguns profissionais se reuniram para discutir higiene ocupacional e, desse encontro, surgiu a nossa entidade. Desde então, representamos profissionais que atuam de forma diferenciada como higienistas ocupacionais, consultores e prestadores de serviço. Entre nossas realizações está a certificação da Higiene Ocupacional, que realizamos anualmente e possibilita o exercício da especialidade por cinco anos, podendo ser renovada. Outra conquista importante foi o reconhecimento da profissão, que, a partir de janeiro de 2015, será listada na Classificação Brasileira de Ocupações”.

Durante os encontros também foram lembradas as duas décadas de existência de dois eixos centrais da legislação brasileira que visam a prevenção e promoção da saúde do trabalhador: o PPRA e o PCMSO. Representando a ANAMT, a diretora de Divulgação da entidade, Dra. Marcia Bandini, falou sobre desenvolvimento e integração dos dois programas na visão da ANAMT.

A especialista também ponderou sobre as conquistas e os desafios da área de SST desde 1994. Dra. Marcia destacou como positivo a adoção de modelos internacionais de gestão de saúde e segurança; a definição adequada dos papeis e responsabilidades dos atores envolvidos; a clareza no direito à informação; entre outros. A diretora julgou como desafios a integração na prática do PCMSO e do PPRA, a participação dos trabalhadores e a falta de profissionais qualificados.

Drª; Marcia Bandini (segunda à esquerda) participa do painel “Experiências bem-sucedidas em Higiene Ocupacional”

Por |2014-09-01T19:00:36-03:001 de setembro de 2014|Notícias|