Data: 25 de agosto
No dia 18 de agosto, a ANAMT realizou a segunda Reunião Científica no Ano Ramazzini, no auditório Nobre Prof. Adib Jatene, na sede da AMB. Na ocasião, o Prof. Neri dos Santos abordou o tema “Processos produtivos e inovações tecnológicas no Brasil atual, e as repercussões sobre a vida dos trabalhadores e sobre as práticas da Medicina do Trabalho” para as mais de 40 pessoas presentes.
Segundo o especialista, a crescente presença da tecnologia no cotidiano dos trabalhadores influencia também no desenvolvimento de doenças cujo nexo causal é menos evidente por não serem de ordem fisiológica. Além disso, essas patologias são mais extensíveis já que o trabalho também é compartilhado.
Nesse contexto, o conhecimento dos Médicos do Trabalho deve ser adequado às mudanças, com uma visão mais sistêmica, já que, em muitos casos, são combatidas as consequências físicas dessas novas patologias, e não as suas causas, cada vez mais imateriais.
“Os ambientes de trabalho são cada vez mais sensoriais, o que reduz a nossa capacidade perceptiva. Com isso, surge uma ansiedade generalizada, já que é preciso absorver cada vez mais informações”, explicou Prof. Neri.
Sobre os encontros
As Reuniões Científicas são promovidas pelo Conselho Técnico da ANAMT e fazem parte das celebrações dos 300 anos de morte de Ramazzini. Os encontros são gravados e divulgados no site da ANAMT e, posteriormente, reunidos em um livro.
A próxima edição será no dia 8 de setembro, com o tema Medicina do Trabalho no Brasil: conhecer melhor suas raízes e sua(s) história(s) pode nos ajudar a construir a Medicina do Trabalho que desejamos. A palestra será ministrada pelo Prof. René Mendes, diretor de Relações Internacionais da ANAMT.
As inscrições devem ser feitas para cada debate pelo e-mail reunioescientificas@anamt.org.br. As vagas são limitadas e confirmadas segundo a ordem de chegada das inscrições.
Veja abaixo, a programação das próximas reuniões:
Setembro
• 8/9 – Medicina do Trabalho no Brasil: conhecer melhor suas raízes e sua(s) história(s) pode nos ajudar a construir a Medicina do Trabalho que desejamos – Prof. René Mendes (São Paulo – SP)
• 22/9 – Os conceitos de Saúde e de Doença vêm mudando. Como isto impacta conceitos e práticas da atual Medicina do Trabalho no Brasil? – Prof. René Mendes (São Paulo – SP)
Outubro
• 6/10 – A internacionalização das empresas brasileiras e a expatriação de trabalhadores: quais as repercussões sobre as práticas da Medicina do Trabalho? (Palestrante ou conferencista a ser definido)
• 20/10 – O agronegócio no Brasil: impactos sobre a saúde e segurança dos trabalhadores e sobre o meio ambiente, como desafio e oportunidade para a Medicina do Trabalho. (Palestrante ou conferencista a ser definido)
Novembro
• 3/11 – O desafio de prover ações de Saúde e Segurança aos trabalhadores sem vínculo empregatício, autônomos, avulsos, temporários, cooperativados, informais, domésticos, aposentados e desempregados: onde estão os médicos do trabalho? (Palestrante ou conferencista a ser definido)
• 17/11 – Saúde e Segurança dos servidores públicos civis: desafios e oportunidades para a Medicina do Trabalho. (Palestrante ou conferencista a ser definido)
Dezembro
• 1/12 – Envelhecimento, Trabalho e Medicina do Trabalho: um olhar para o envelhecimento das populações e as suas repercussões no mundo do trabalho – Prof. António de Sousa Uva (Lisboa, Portugal).
• 15/12 – Da “Medicina do Trabalho” à “Medicina do Trabalho e Meio Ambiente”: isto faz sentido? Cenários, desafios e necessidades no Brasil atual. (Palestrante ou conferencista a ser definido)
Informações adicionais:
Sra. Sandra Picchiotti (Espaço Ramazzini/ANAMT-SP): (11) 3251-0849