Data: 8 de agosto
A Pós-Graduação Stricto Sensu Trabalho, Saúde e Ambiente da Fundacentro inicia no mês de agosto, em São Paulo, os Seminários de Pesquisa, que são abertos ao público. Os interessados podem se inscrever no Portal da Fundacentro, em Próximos Eventos. Semanalmente as inscrições e os detalhes de cada apresentação serão divulgados nessa mesma página.
A primeira atividade será realizada no dia 11 de agosto, das 10h às 12h, e abordará as bases de dados em saúde. As inscrições estão disponíveis.
Os eventos ocorrerão sempre às segundas-feiras até o início de novembro. Mestres formados pelo curso e pesquisadores da Fundacentro apresentarão os resultados de suas pesquisas. Os temas são variados e abrangem questões como acidentes de trabalho, comunicação de riscos, gestão, tripartismo, Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, fiscalização, afecções musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho, trabalho de manicures e meteorologia aplicada ao trabalho, saúde e ambiente.
No dia 18 de agosto, a mestre Caetana Diniz Marinho Taveira falará sobre “O Trabalhador de Limpeza Hospitalar e o Acidente com Lesão por Instrumento Perfurocortante”. Já em 25 de agosto, a mestre e tecnologista da Fundacentro, Glaucia de Menezes Fernandes, apresentará a pesquisa “Elementos para o desenvolvimento de um Material de Comunicação de Riscos: As Fontes de Informação e sua Influência na Exposição ao agrotóxico pelos Trabalhadores de Estufas de Flores e Plantas Ornamentais”.
Nova turma
A quarta turma do mestrado da Fundacentro, formada por 20 alunos, iniciou suas atividades em agosto. Os novos discentes puderam conhecer as dependências da instituição no último dia 5, como laboratórios e Biblioteca. Esse mês também marca o início das aulas.
O novo grupo tem profissionais com formações variadas, como enfermeiro, fisioterapeuta, engenheiro, médico. “Somos multidisciplinares, e a nossa expectativa é que desenvolvam trabalhos cada vez melhores”, avalia a coordenadora da Pós-Graduação da Fundacentro, Teresa Nathan.
O professor do curso, Walter Pedreira, também destaca os diferentes perfis, que congregam desde profissionais com bastante experiência como auditores fiscais do trabalho e especialistas que atuam na área de SST até jovens. “Assim refinamos o conhecimento de quem já atua há muitos anos no mercado, mas também formamos jovens em SST”, considera Pedreira.
A formação de jovens profissionais é essencial para a área. “Precisamos formar uma massa crítica jovem em SST que se prepare para ser contratado por nós via concurso público e outras entidades”, conclui o professor.
Defesas
No mês de agosto, também ocorrem parte das defesas de dissertações produzidas pelos alunos da segunda turma do mestrado e a qualificação da terceira turma. No caso dos trabalhos finais, as defesas são públicas. O calendário de atividades será disponibilizado no site da Pós-Graduação na área Defesas de Dissertações.
“Existem trabalhos muito importantes e relevantes sendo desenvolvidos”, avalia Teresa Nathan. “Estamos aprendendo com os alunos. é um aprendizado dos dois lados. Nessa turma já conseguimos perceber uma aderência com o que fazemos e o que os alunos querem fazer”, completa Walter Pedreira.
A Pós-Graduação pretende desenvolver novas linhas de pesquisa, o que é complementado pelas ideias trazidas pelos discentes. “Como o projeto de salinas, em que um aluno trouxe a demanda para avaliação das condições de trabalho em salinas. Nós absorvemos e vimos que poderíamos atuar em vários aspectos, como a exposição à radiação solar, poeira, questões ergonômicas, fatores psicossociais”, conclui Pedreira.
Fonte: Fundacentro