Data: 8 de agosto
Na última segunda-feira (4), a ANAMT promoveu a primeira Reunião Científica da entidade no ano Ramazzini. O auditório Nobre Prof. Adib Jatene, na sede da Associação Médica Brasileira (AMB), recebeu mais de 40 profissionais para a palestra proferida pelo Prof. René Mendes, diretor de Relações Internacionais da Associação, sobre o tema: da Medicina do Trabalho que temos, para a Medicina do Trabalho que desejamos: o que aprender com Ramazzini? Ao fim do encontro, todos os participantes se apresentaram e fizeram comentários.
“Pelas apresentações individuais, descobrimos a riqueza potencial do grupo: experiência e vivência profissional e acadêmica de uns; juventude e ambição de outros, o que nos enche de esperança pela perspectiva de renovação e de uma espécie de ‘pacto intergeracional’ que estamos sempre buscando”, avaliou Prof. René, que abordou, entre as inúmeras contribuições, a atualidade de oito lições de Ramazzini.
Destas, o diretor destacou o que chama de “marca registrada” do mestre: sempre incluir na consulta médica a pergunta sobre o tipo de atividade profissional exercida pelo paciente.
“Hoje, ampliamos para história ou anamnese ocupacional ampliada, tendo em vista a multiplicidade de atividades e profissões que as pessoas podem exercer ao longo de sua vida. Isto não é apenas obrigação de Médicos do Trabalho, mas de todos os médicos e profissionais da saúde”, ressaltou.
Para Dr. Mario Bonciani, diretor Científico da ANAMT, a expectativa para as Reuniões já era boa, devido à qualidade dos temas propostos. O resultado, porém, foi além do esperado: “Conheço o Prof. René há décadas e afirmo que sua apresentação foi uma das mais belas e poéticas que já ouvi. Além disso, o público marcou presença expressiva e lotamos o auditório com diversos profissionais de diferentes inserções e cidades de São Paulo”.
Conselho Técnico
As Reuniões Científicas fazem parte das atividades do Conselho Técnico e constituem parte das celebrações dos 300 anos de morte de Ramazzini. Os encontros são gravados e divulgados no site da ANAMT e, posteriormente, os temas abordados serão reunidos em um livro.
A próxima edição, será realizada no dia 18 de agosto. Na ocasião, o Prof. Neri dos Santos falará sobre processos produtivos e inovações tecnológicas no Brasil atual, e as repercussões sobre a vida e saúde dos trabalhadores e sobre as práticas da Medicina do Trabalho.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail reunioescientificas@anamt.org.br, especificamente para cada debate. As vagas são limitadas e confirmadas segundo a ordem de chegada das inscrições.
Veja abaixo, a programação completa:
Agosto
• 18/8 – Processos produtivos e inovações tecnológicas no Brasil atual, e as repercussões sobre a vida e saúde dos trabalhadores e sobre as práticas da Medicina do
Trabalho – Prof. Neri dos Santos (Florianópolis – SC)
Setembro
• 8/9 – O processo de envelhecimento da população brasileira e seu impacto sobre a capacidade de trabalho e o perfil de adoecimento dos trabalhadores: quais as repercussões sobre as práticas da Medicina do Trabalho? (Palestrante ou conferencista a ser definido)
• 22/9 – Os conceitos de Saúde e de Doença vêm mudando. Como isto impacta conceitos e práticas da atual Medicina do Trabalho no Brasil? – Prof. René Mendes (São Paulo – SP)
Outubro
• 6/10 – A internacionalização das empresas brasileiras e a expatriação de trabalhadores: quais as repercussões sobre as práticas da Medicina do Trabalho? (Palestrante ou conferencista a ser definido)
• 20/10 – O agronegócio no Brasil: impactos sobre a saúde e segurança dos trabalhadores e sobre o meio ambiente, como desafio e oportunidade para a Medicina do
Trabalho. (Palestrante ou conferencista a ser definido)
Novembro
• 3/11 – O desafio de prover ações de Saúde e Segurança aos trabalhadores sem vínculo empregatício, autônomos, avulsos, temporários, cooperativados, informais, domésticos, aposentados e desempregados: onde estão os médicos do trabalho? (Palestrante ou conferencista a ser definido)
• 17/11 – Saúde e Segurança dos servidores públicos civis: desafios e oportunidades para a Medicina do Trabalho. (Palestrante ou conferencista a ser definido)
Dezembro
• 1/12 – Envelhecimento, Trabalho e Medicina do Trabalho: um olhar para o envelhecimento das populações e as suas repercussões no mundo do trabalho – Prof. António de Sousa Uva (Lisboa, Portugal).
• 15/12 – Da “Medicina do Trabalho” à “Medicina do Trabalho e Meio Ambiente”: isto faz sentido? Cenários, desafios e necessidades no Brasil atual. (Palestrante ou conferencista a ser definido)
Informações adicionais:
Sra. Sandra Picchiotti (Espaço Ramazzini/ANAMT-SP): (11) 3251-0849