Data: 16 de junho
Líderes do segmento de segurança e saúde no trabalho estiveram presentes na solenidade de posse do diretor técnico da Fundacentro, Robson Spinelli Gomes, nomeado pela portaria nº 675, do DOU de 16 de maio de 2014, na manhã desta segunda-feira, 16.
Foram convidados para compor a mesa de abertura, o conselheiro do CREA-MG, Gustavo Antonio da Silva, Pedro Elias Makaron, médico do trabalho e ex-superintendente da Fundacentro, Robson Spinelli Gomes, diretor empossado, Maria Amelia de Souza Reis, presidente da Fundacentro, Rene Mendes, representando a ANAMT e ex-diretor técnico da Fundacentro, Joel Pereira Felix, ex-superintendente da Fundacentro, Armando Henrique, Presidente da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Fenatest) e o Diretor de Administração e Finanças da Fundacentro, Paulo Cavalcante.
A presidenta da Fundacentro durante seu discurso afirmou que o apoio e o aval dos servidores da instituição foram essenciais para que Robson ocupasse o cargo de diretor técnico. Maria Amelia observou que em tão pouco tempo o novo diretor já está prestando grande contribuição para a entidade em retomar a importância institucional junto ao público e dar maior transparência às ações.
Essa transparência já vem sendo observada de acordo com o presidente da Fenatest, Armando Henrique. “Entendemos que a Fundacentro apareça como entidade importante para a sociedade e temos notado nessa atual gestão representada pela professora Maria Amelia, a visibilidade que a instituição vem tendo”, disse Armando. Para o presidente da Federação, que hoje agrega 130 mil técnicos de segurança do trabalho, a Fundacentro precisa resgatar o seu verdadeiro papel, hoje limitado em função do quadro reduzido de servidores.
Joel Pereira Felix ressaltou em sua homenagem a importância de ter passado pela Fundacentro ocupando os cargos de Superintendente e Conselheiro, mas acima de tudo, pelo grande crescimento profissional que pôde obter na entidade. Além disso, Joel destacou que o seu crescimento profissional se deu em grande parte pelo apoio que Robson Spinelli ofereceu na área de SST.
Há mais de 25 anos, Pedro Elias Makaron ocupava o cargo de Superintendente da Fundacentro. O médico do trabalho destacou o papel que Robson exerceu naquele período como líder na instituição e que sua ascensão ao cargo de diretor técnico foi merecida.
Outro ícone da SST, Rene Mendes, iniciou na Fundacentro como estagiário, foi chefe da coordenação de medicina e diretor técnico, entre 1972 e 1976. “Devo muito a esta casa e parabenizo a escolha de Robson para ocupar o cargo de meu sucessor”, ressaltou o diretor da ANAMT.
O diretor homenageado que é servidor da entidade deixou em seu discurso, palavras de emoção e agradecimento por todos aqueles que foram importantes ao longo de sua caminhada pessoal e profissional.
Leia na íntegra:
“Pensando na mensagem a dar… pensei nos meus trinta anos nesta instituição, no inicio da minha carreira profissional… na modelagem da minha formação… no desafio de trabalho longe de minha família, de minha querida mãe Odila Amorim de minha tias Leda, Vera e Elizete que deram sentido…valores… e um ideal de vida a seguir.
Agradeço a Deus por minha existência e permitir estar aqui agora ..próximo de meus amigos de trabalho da Fundacentro.
Saudades de muitos colegas que já partiram desta vida… mas deixaram aqui verdadeiros exemplos de cidadania e luta por direitos de uma Fundacentro de execelência e comprometimento pela causa do trabalhador.. e aqui gostaria de lembrar dentre eles… de minha querida amiga Suely Maria Pereira Fonseca, Ezio Brevigliero, Edson Hatem, Prof. Helio, Prof. Diogo Pupo Nogueira a qual tive a honra em tê-lo em minha banca de mestrado, amigo Prof. Luiz Carlos Morrone… e tantos outros que já compõem uma legião de almas iluminadas que estão junto ao nosso Deus.
Aqui ajudei a montar uma Associação de Funcionários da Fundacentro e fizemos uma história de lutas e união em prol dos rumos que a nossa instituição deve seguir e nortear.
Agradeço agora, em especial aos amigos e membros do Ministério Público do estado do rio de janeiro o qual desde 2006 pude aprender, aperfeiçoar e compreender a relevância dos valores éticos morais e o protagonismo de ações em respeito a cidadania e a sociedade brasileira.
Agradeço a ilustre Profa Dra Maria Amélia, presidenta da Fundacentro que sensibilizou-se ao pedido dos servidores desta instituição e convidou-me para o cargo de diretor técnico. Aceitei apesar do ônus de diversas naturezas após 11 anos de vida na linda cidade do rio de janeiro considerando a importância e relevância neste momento desta função.
Venho em missão de paz, com intuito de promover, estimular e empreender ações técnicas que reflitam na promoção de uma qualidade de vida dos trabalhadores brasileiros diante das incompletudes que potencializam no processo de trabalho as doenças e acidentes do trabalho.
Como professor e diretor, devo estimular junto a Direção desta Fundação as parecerias com os centros universitários de pesquisa e formação profissional ações baseadas no princípio da interdisciplinaridade da transversalidade do tema segurança do trabalho junto aos atores sociais que estão inseridos no contexto da saúde, segurança, medicina, ergonomia e higiene do trabalho, primando pelo trabalho decente em todos os setores de produção do pais .
Devo assegurar que a voz do trabalhador por melhores condições de trabalho seja refletida nas ações de pesquisa ouvida aos anseios que se refletem no conselho curador desta instituição.
Agradeço novamente a presença de todos os colegas, amigos e representantes de governo, dos trabalhadores e empregadores que vieram prestigiar e testemunhar este ato.
Agradeço a Deus por permitir fazer parte de vossas vidas,
Muito obrigado,
Robson Spinelli Gomes”
Fonte: Fundacentro