XVII Seminário Sul Brasileiro ANAMT: Etapa de apresentações foi iniciada nesta sexta-feira

XVII Seminário Sul Brasileiro ANAMT: Etapa de apresentações foi iniciada nesta sexta-feira

Data: 2 de maio

Foi aberta oficialmente, na manhã desta sexta-feira (2), a etapa de palestras do XVII Seminário Sul Brasileiro da ANAMT. O evento, que é realizado em parceira a Associação Catarinense de Medicina do Trabalho (ACAMT), começou na última quinta-feira (1º) e vai até sábado (03). “O Médico do Trabalho não atua só na prevenção, mas na promoção de saúde e na qualidade de vida”, afirmou o presidente da entidade, Dr. Zuher Handar, durante a abertura.

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Roberto D’ávila, também participou da abertura e abordou os os desafios dos médicos brasileiros. Ele criticou o programa Mais Médicos, do Governo Federal, que trouxe profissionais de outros países, e afirmou que, nos últimos cinco anos, dez leitos são fechados por dia. Segundo ele, o problema não são os profissionais, mas a falta de estrutura.

Disse ainda que está em sua mesa uma resolução que será votada em breve. O documento, segundo D’ávila, irá valorizar os especialistas brasileiros.

Após a abertura, Dr. Zuher proferiu a Conferência Magna “O desafio do médico do trabalho na gestão integrada da saúde, do trabalho e meio ambiente”, momento em que lembrou um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 2003. De acordo com o documento, os desafios do século XXI seriam assegurar a sustentabilidade ambiental e transformar em realidade o sonho de trabalho para todos.

“Comumente a proteção ambiental e a segurança do trabalho são tratados de forma separada. Nosso desafio é fazer isso de forma integrada”, avaliou.

O evento segue agora com uma mesa redonda sobre as instituições e a Medicina do Trabalho. Serão debatidos temas como o e-Social, a nova NR-01 e a diretriz técnica da ANAMT sobre o PCMSO.

Por |2014-05-02T10:51:39-03:002 de maio de 2014|Notícias|