XVII Seminário Sul Brasileiro ANAMT: Ergonomia em pauta

XVII Seminário Sul Brasileiro ANAMT: Ergonomia em pauta

Data: 2 de maio

As ferramentas para avaliação ergonômica foram debatidas na tarde desta sexta-feira durante o XVII Seminário Sul Brasileiro da ANAMT. O Dr. Paulo Antonio Barros de Oliveira, em conferência, exaltou a importância das ferramentas, mas frisou que elas precisam ser usadas dentro de um contexto.

Dr. Paulo, que é professor da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), afirmou que os Médicos do Trabalho precisam conhecer o ambiente laboral. “Não há análise ergonômica sem examinar a empresa e os trabalhadores. Isso tem que ser feito antes do uso de ferramentas”, afirmou.

Durante uma mesa redonda, o tema continuou a ser debatido. Um dos expositores foi o editor da RBMT e ex-diretor Científico da ANAMT, Dr. Hudson de Araújo Couto. Ele falou sobre as ferramentas para avaliação ergonômica da repetitividade e mostrou um check list para avaliação das exigências em membros superiores. “Isso dá uma ideia da exigência, não do risco”, frisou. Em seguida, mostrou ferramentas para análise de riscos, como o TOR-TOM.

Por |2014-05-02T16:52:29-03:002 de maio de 2014|Notícias|