Data: 14 de abril
A Fundacentro/DF realizou importantes ações no último mês. Uma delas foi a adesão ao Grupo Interinstitucional do Programa TRT10 de Trabalho Seguro – Getrin 10. A presidenta Maria Amelia de Souza Reis assinou o Termo de Adesão ao Protocolo de Cooperação Técnica em 20 de março. Outras atividades da regional, que tiveram destaque, são de cunho educativo. No dia 19, do mesmo mês, houve uma reunião com o secretário de Estado de Educação do Distrito Federal, Marcelo Aguiar. Já no dia 28, a instituição recebeu alunos da Universidade Paulista – Unip.
O objetivo do Protocolo de Cooperação Técnica é unir esforços de diferentes instituições para a implementação de ações regionais voltadas para a prevenção de acidentes de trabalho no Distrito Federal e Tocantins. Um dos resultados é o Getrin 10, que busca propor, planejar e acompanhar as iniciativas compactuadas. O grupo passou a ter 19 integrantes, entre órgãos públicos e entidades privadas.
No protocolo, estão previstas desde implementações de políticas públicas até a realização de estudos e pesquisas sobre as causas e consequências dos acidentes de trabalho para gerar ações preventivas.
A educação em Segurança e Saúde no Trabalho é outro ponto primordial para sensibilizar a sociedade e as instituições públicas e privadas sobre a necessidade de se combater os riscos no trabalho e se cumprir efetivamente as normas de SST.
Também se coloca a importância de que alternativas sejam propostas para agilizar e aperfeiçoar a tramitação de ações indenizatórias por acidente de trabalho na Justiça.
“Há uma série de instituições que fazem parte, e a adesão da Fundacentro traz a possibilidade de se inserir nos projetos em que o Poder Jurídico atua, ficando mais próxima das questões que atingem os trabalhadores”, avalia a presidenta da instituição, Maria Amelia de Souza Reis.
Segundo o site do TRT 10, a presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª; Região, desembargadora Elaine Vasconcelos afirmou: “Essa não é somente uma solenidade de assinatura, mas a celebração de mais uma cooperação com o Getrin 10. A Fundacentro tem um trabalho profícuo na prevenção de acidente de trabalho”.
Ações educativas
O projeto de Segurança e Saúde do Trabalho na Educação Básica é realizado pela Fundacentro/DF desde 2011 e foi apresentado para o secretário de Estado de Educação do Distrito Federal, Marcelo Aguiar, visando ampliar o número de estudantes atendidos. Participaram da reunião a presidenta da Fundacentro, Maria Amelia de Souza Reis; o chefe da Fundacentro/DF, Leoclides Milton Arruda; o chefe de Serviços Técnicos Dionísio Leone Lamera e o tecnologista Luiz Augusto Damasceno Brasil.
No ano de 2013, o projeto reuniu 536 alunos. Para tanto, a Fundacentro/DF realizou sete atividades extraclasse, das quais seis ocorreram no auditório da instituição. A última delas foi realizada no Sesi Taguatinga.
Os estudantes tiveram aulas sobre Segurança e Saúde no Trabalho, conheceram medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual (EPC/EPI), além de instrumentos e equipamentos de avaliação ambiental. Ainda assistiram aos vídeos e desenhos animados sobre as temáticas abordadas.
A ação conta com a participação da Diretoria de Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação do Governo do Distrito Federal e do Centro Distrital de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest/DF.
Em 2014, a meta é ampliar o número de atividades extraclasses e constituir um Grupo de Trabalho (GT) para elaborar uma cartilha interativa e ilustrada com orientações sobre prevenção de acidentes no lar, nas escolas, no trânsito e nos locais de trabalho.
Também visando à educação em SST, a Fundacentro/DF recebeu 12 discentes de pós-graduação Lato Senso em Engenharia de Segurança do Trabalho da Unip Campi Brasília em 28 de março deste ano.
Na ocasião, o tecnologista Luiz Brasil realizou uma palestra sobre “os instrumentos utilizados para avaliação dos ambientes de trabalho”, com foco na metodologia do trabalho científico. A atividade teve a participação do chefe do setor técnico Dionísio Lamera. Os estudantes puderam conhecer o acervo de instrumentos de medição da instituição.
As fotos dessas diferentes atividades podem ser vistas no Flickr da Fundacentro, no álbum da Fundacentro/DF.
Fonte: Fundacentro