Comissão de Trabalho discute violência contra profissionais de imprensa

Comissão de Trabalho discute violência contra profissionais de imprensa

Data: 10 de abril

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público promove audiência pública hoje (10) para discutir a violência sofrida por parte dos jornalistas, repórteres e fotógrafos e demais profissionais de imprensa, durante as manifestações ocorridas no ano de 2013.

O evento foi proposto pelo líder do PT, deputado Vicentinho (SP). Segundo ele, se faz necessário debater as agressões sofridas por profissionais de imprensa e os atos de vandalismo ocorridos nas últimas manifestações, “que tinham a intenção de impedir a cobertura dos fatos, atos esses que devem ser rechaçados por atentarem contra a liberdade de imprensa e o direito à informação”.

O parlamentar acrescenta que “a violência das forças de segurança e também de manifestantes contra os profissionais de imprensa” devem continuar a ser analisada. “A imprensa é fundamental em uma democracia; ela precisa ser livre para levar as notícias à população.”

Convidados

Foram convidados para debater o tema com os integrantes da comissão:

– o secretário de Relações institucionais da Força Sindical, Carlos Cavalcante Lacerda;

– a secretária da Criança e do Adolescente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Rumiko Tanaka;

– o diretor de Relações Institucionais, representando a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Central única dos Trabalhadores (CUT), José Carlos Torves;

– o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), José Augusto de Oliveira Camargo; e

– o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça Marcello Barros de Oliveira.

A audiência ocorrerá no plenário 12, a partir das 10 horas.

Fonte: Revista Proteção

Por |2014-04-11T10:55:22-03:0011 de abril de 2014|Notícias|