Data: 3 de abril
A SRTE/BA e 60 empresas do segmento de hotéis de Salvador e região metropolitana debateram na semana passada ações de Promoção do Trabalho Decente na Copa 2014. Participaram do encontro representantes da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Estado da Bahia (ABIH)
O evento foi aberto pela superintendente Regional, Isa Simões, que ressaltou a importância do investimento dos hotéis na qualificação dos trabalhadores, “a motivação e comprometimento dos empresários do setor farão a diferença no relacionamento com o cliente, não só durante a Copa do Mundo, mas em possíveis eventos que a cidade sediará, futuramente”. Ela também destacou a importância das empresas na difusão da cultura de coleta seletiva entre os seus funcionários, por meio de ações de sensibilização.
A reunião contou com a presença da palestrante Surama Jurdi que apresentou cases de empresas bem sucedidas que conseguiram obter sucesso e mantê-lo no decorrer da sua trajetória. Durante a apresentação, a convidada demonstrou diversas estratégias para a sustentabilidade do sucesso, dando destaque às ações voltadas para os recursos humanos das organizações.
A auditora Fiscal, Graça Porto e o auditor, José Honorino de Macedo, apresentaram as ações do Grupo de Trabalho Promoção do Trabalho Decente na Copa 2014 que foi formado a partir da Oficina de Trabalho Decente para os Grandes Eventos nos segmentos de Hotelaria e Vigilância, promovida pela SRTE/BA e a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no mês de fevereiro, em Salvador.
Ao final do evento, os participantes tiveram a oportunidade esclarecer dúvidas e sugerir ações que contribuam na disseminação do Trabalho Decente. Participaram também do evento Marli Costa, Coordenadora do Projeto de Inserção de Aprendizes no Mercado de Trabalho da SRTE/BA; Eduardo Braga, representante da FBHA; José Manoel Garrido, Presidente da ABIH e Luís Blanc, Gerente Executivo da ABIH, dentre outras representações.
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego