Data: 28 de março
No dia 21 de março, a Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (ABMT) e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) realizaram o 7º Fórum de Educação Continuada Cremerj/ABMT, no qual foram celebrados os 20 anos do PCMSO.
No evento, foram abordados aspectos como a estrutura do programa; as responsabilidades técnicas e éticas dos médicos coordenadores e examinadores; a manutenção das informações no prontuário; e a relação do PCMSO com o os outros programas de saúde das empresas. Outros tópicos do encontro foram as dificuldades em adotar o sistema em empresas de grande e médio porte, no sentido de manter a qualidade e integração do atendimento a funcionários que estão em outras cidades, estados ou países.
O presidente da ANAMT, Dr. Zuher Handar, falou sobre os avanços obtidos com o programa e as alterações necessárias para ampliar o escopo do PCMSO às classes trabalhistas desassistidas atualmente. Sobre o papel do Médico do Trabalho nesse contexto, Dr. Zuher reiterou a necessidade de atuação no conhecimento e avaliação de risco dos ambientes laborais e o embasamento clínico para a realização dos exames ocupacionais.
Dr. Paulo Rebelo, vice-presidente da Associação, abordou a gestão do programa, com destaque para a integração do Mapa de Risco com o PPRA e o PCMSO. A responsabilidade técnica do médico coordenador e os aspectos relacionados ao registro de guarda de documentação de saúde também foram discutidos.
A presidente da ABMT, Dra. Nadja Ferreira, e o gerente corporativo de saúde da Petrobras, Dr. Eduardo Bahia Santiago, também participaram do Fórum. Segundo Dr. Paulo, a realização do encontro em parceria com outras entidades médicas é uma oportunidade de ter contato com outros colegas e seus respectivos posicionamentos:
“Fazer um evento em conjunto estreita o relacionamento entre o Conselho e sua Câmara Técnica de Medicina do Trabalho com as associações. Ouvir seus posicionamentos é promover a união, além de dar credibilidade e importância à iniciativa”.