Data: 25 de março
No último fim de semana (21/22) foi realizado em Brasília, o Seminário Setorial com as Centrais Sindicais e Organizações Sociais, que participarão da 4ª; Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT).
De acordo com a secretária de Saúde e Segurança no Trabalho da CTB, Elgiane Lago, que participou da atividade, foram discutidos sete eixos temáticos que nortearão a conferência nacional.
Para a secretária, os seminários estaduais e macrorregionais são essenciais para que os delegados levem para a base o que foi debatido para se prepararem para a etapa nacional.
A secretária adjunta de finanças da CTB, Gilda Almeida, também participou nos debates. Para ela, a atividade é necessária para valorizar os profissionais e seguir na luta por condições dignas de trabalho.
Conferência Nacional
A 4ª; Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT) foi convocada pela Portaria GM/MS nº. 2.808/12 e tem como objetivo propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
A Conferência acontece em três etapas: macrorregionais, estaduais e nacional. As etapas macrorregionais já estão em andamento, e vão até 30 de maio, e as estaduais, até 30 de junho.
O tema central da Conferência, “Saúde do trabalhador e da trabalhadora, Direiro de todos e todas e dever do Estado” irá orientar as discussões em todas as etapas, que ainda serão guiadas pelo Eixo Principal “A Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora” e sub eixos:
1- O Desenvolvimento socioeconômico e seus Reflexos na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
2- Fortalecer a Participação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, da Comunidade e do Controle Social nas Ações de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
3- Efetivação da Política Nacional de Saúde e do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo; e
4- Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, nos municípios, estados e União.
Fonte: Revista Proteção