Data: 20 de março
A Fundacentro/RJ realiza o curso de Avaliação Ambiental – Estratégias e Amostragem de 24 a 26 de março. O objetivo é capacitar os profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho – SST para avaliar e interpretar as avaliações ocupacionais da exposição aos agentes químicos e físicos com ênfase em ruído.
“A ideia é mostrar como fazer a avaliação e por qual motivo. é preciso reconhecer os riscos, avaliá-los e fazer o controle. Deve-se analisar cada situação”, explica o tecnologista da Fundacentro/RJ, João Apolinário, um dos docentes do curso.
O cuidado com as amostras também será abordado. é preciso estar atento ao percurso, transporte e conservação do material no laboratório até os resultados. “O importante é que os profissionais tenham essa noção e o conhecimento básico para acompanhar as avaliações ambientais”, completa Apolinário.
O curso alia a abordagem teórica com a prática, mostrando aos profissionais situações reais, que serão discutidas. Temas como conceituação e propriedades químicas e físicas dos agentes; calibração e aferição das bombas de amostragem e medidas de atenuação do ruído fazem parte do conteúdo programático.
João Apolinário é engenheiro químico, mestre em saúde pública pela Universidade de São Paulo – USP e doutor em meio ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Já o tecnologista Flavio Bentes, que também ministrará o curso, é engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, mestre em ciências mecânicas pela Universidade de Brasília – UNB e doutor em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
As inscrições são feitas pelo e-mail cursoscerj@gmail.com, e as vagas são limitadas. Solicita-se a doação de 2 kg de alimento não perecível. O curso será realizado no prédio da Fundacentro/RJ, na Av. Presidente Antônio Carlos, 251 – 9º andar, Centro.
Fonte: Revista Proteção