A segunda edição do livro: Saúde e Segurança no Trabalho no Brasil: Aspectos Institucionais, Sistemas de Informação e Indicadores (2013), já está disponível para download no portal da Fundacentro.
Em sua segunda edição (a primeira lançada em 2011 pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-Ipea), o livro é resultado de parceria firmada em 2008 entre a Fundacentro e o Instituto, por meio de Acordo de Cooperação Técnica.
No Acordo firmado, Celso Amorim Salim, pesquisador da Fundacentro de Minas Gerais e Rogério Galvão, pesquisador da Fundacentro de SP, apresentaram seus projetos, ficando cada um com diferentes linhas de ação, que por sua vez foram detalhadamente elucidadas e apresentadas em capítulos da presente obra.
Dividida em onze capítulos por especialistas atuantes e vinculadas ao Ministério do Trabalho e Emprego, Previdência e Saúde, Fundação Seade e o próprio Ipea, a obra está dividida em duas partes: a primeira propõe-se a apresentar a evolução e a situação vigente das institucionalidades da SST no plano federal, além dos desafios e das possibilidades para uma ação integradora e dos elementos à construção do perfil nacional na área. A segunda parte, dedicada aos sistemas de informação, prioriza o delineamento de problemas remetidos à integração de dados e às discussões sobre as suas perspectivas, incluindo o relato de experiências exitosas com a vinculação de banco de dados.
Para os organizadores Celso Amorim Salim, Ana Maria de Resende Chagas e Luciana Mendes Santos Servo, ambas do Ipea, o livro apresentado contribui para as discussões e o aprimoramento das políticas de saúde e segurança no trabalho no Brasil.
Além de disponível para download, o livro é vendido na Biblioteca da instituição.